Alimentação

Banana: quais os seus benefícios?

fevereiro 26, 2016

Gostaria de confessar aqui que eu nunca fui fã de banana. Não consigo me lembrar se quando criança eu cheguei a gostar, mas depois de adulta eu custei a conseguir consumir essa frutinha tão popular. O que não me agrada é a textura.. mas o cheiro de banana assando é de matar! Então, aos poucos, fui me rendendo à banana por causa de inúmeros motivos. Primeiro pela praticidade, e segundo pelas qualidades que ela possui. Hoje, a banana não fica fora da minha dieta!

Já falamos sobre índice glicêmico de vários alimentos aqui no blog, e isso não é diferente para frutas. Quem acha que pode comer fruta à vontade porque é “saudável” está ligeiramente enganado. No entanto, a banana é uma aliada por possuir baixo a moderado índice glicêmico. Como pré-treino, a banana é excelente por possuir uma densidade energética boa (100g de banana apresentam 24 a 26g de carboidratos). 

O que se ouve falar muito, também, é na quantidade de potássio que a banana possui. O potássio é essencial para o bom funcionamento dos músculos (evita a cãibra, por exemplo), e também auxilia na redução da pressão alta. Seus fiapinhos, sabem? Aqueles fiozinhos que todo mundo joga fora, kkk, melhoram o funcionamento intestinal, melhorando problemas comuns como a constipação e auxiliam mais ainda na diminuição do índice glicêmico. 

Sabe aquela sensação se bem-estar e bom humor? Pois é, normalmente essa sensação provém da serotonina. A banana possui o aminoácido TRIPTOFANO, que se converte em serotonina. Portanto, a banana auxilia até mulheres na época de TPM.

A banana ainda possui diversos outros nutrientes, como magnésio, ferro, cálcio, etc. 

DICA: procure consumir sempre bananas menos maduras! Elas possuem mais fibras e menos açúcares.

E aí, já se convenceu a incluir a banana em seu plano alimentar?


assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply