Aeróbico, Musculação, Treino

Atividades físicas alternativas: para quem não gosta de musculação!

Janeiro 27, 2016

É engraçado, às vezes, como surgem assuntos aqui pro blog. Acredito que conviver com tantas pessoas diferentes o tempo todo me traz diferentes experiências, indagações e inspirações ao longo dos dias e das semanas que se passam. Essa semana foi o caso de uma amigona minha (beijos, Cecis!) que, depois de ganhar neném, quis perder os quilinhos a mais que ganhou durante a gestação. No entanto, essa minha amiga não tem condições e nem tempo para pagar uma academia. Ela descobriu uma alternativa incrível para não ficar parada, e tive que vir escrever sobre isso no blog! Essas dicas servem para quem não gosta de jeito nenhum da musculação tradicional, ou prefere uma atividade diferente!

Muitos não gostam de musculação. Seja por causa da música (muitas vezes) alta, ter que revezar aparelhos, ou então até mesmo por causa do exibicionismo que acontece dentro de academias. A musculação traz enormes benefícios, no entanto, e não deve ser totalmente descartada. Ela oferece fortalecimento muscular, melhor a postura, e previne lesões e doenças provenientes de outras atividades. Mas, para quem prefere evitar ou não pode frequentar, aqui vão algumas atividades que podem servir de alternativa:

CROSSFIT

Acho que nunca falamos sobre o Crossfit aqui no blog. O crossfit é como se fosse um treinamento funcional, mas com uma intensidade mais alta e inclui pesos, também. O crossfit trabalha a agilidade, velocidade, força, equilíbrio e flexibilidade, tudo isso sob a pretensão do aluno se superar a cada treino. Uma aula de crossfit pode gastar em torno de 500 a 600 calorias.

LUTAS

O mercado oferece tudo quanto é tipo de luta por aí. Entre elas, há o judô e o jiu-jitsu, por exemplo. Nas modalidades de luta, os alunos trabalham concentração e autoconfiança, principalmente. A força também pode ser desenvolvida ao longo do tempo, junto com a técnica. Outras modalidades de luta oferecem um gasto calórico elevado por incluir atividades como polichinelo, corrida, corda, e outros exercícios aeróbicos. 

AULAS DE CIRCUITO

Essas aulas chegam a impressionar pela quantidade de alunos que a prefere à musculação. É a integração de diversos exercícios feitos em sequências. Estes podem abranger todos os grupos musculares, e o treino pode ser predominantemente aeróbico ou anaeróbico, pode ser intercalado, pode ser intenso ou leve, etc. Ou seja, é uma possibilidade que pode variar de diversas formas. O objetivo é permanecer em cada estação de exercício por alguns segundos, e imediatamente trocar de estação. Essa atividade é bem dinâmica, e como não há descanso entre os exercícios, o gasto metabólico aumenta um pouco. Uma aula pode queimar até 600 calorias!

PILATES

Já falamos sobre o pilates por aqui! É uma atividade bem conhecida por existir em diversas academias e clínicas. Entre os benefícios do pilates estão o alongamento e fortalecimento de músculos, ganho de tônus muscular, melhora da mobilidade, melhora do equilíbrio, e até mesmo relaxamento mental, já que trabalha, também, o controle da respiração.

NATAÇÃO

Natação é um exercício completo por si só. Trabalha todos os grandes grupos musculares e também trabalha o condicionamento físico. Auxilia na melhora do sistema respiratório e da coordenação motora, trabalha todos os músculos do corpo, e não há impacto nenhum nas articulações. Uma hora de natação pode queimar até 500 calorias, e é uma atividade indicada para todas as idades!

TREINOS ONLINE/À DISTÂNCIA

Opa, vou fazer no PC então? Não, não exatamente! Hoje em dia existem alguns aplicativos e aulas disponíveis pela internet ou no celular que podem ser feitas em casa, no parque, na academia, onde você quiser! Um aplicativo que eu super indico é o BTFIT, que é um aplicativo da BodyTech Company. Nele, todos os dias, há 4 aulas diferentes, de todos os níveis de dificuldade, e vários tempos de duração diferentes. Caso você não queira ter que disputar espaço numa academia, ou tem vergonha, o aplicativo é ótimo para quebrar o galho! As aulas são gratuitas, e variam desde aula de abdominal, até aulas de dança e o próprio pilates. Todos os dias as aulas são atualizadas, então nem dá pra cansar! Depois vou fazer um post só sobre o BTFit. Saiba mais AQUI.

Minha amiga querida, que citei no início do texto, utiliza o treino Q48 em casa, que é um treino intenso de circuito que promete queimar mais calorias em 48 horas que um treino convencional. Ela tá adorando! Pra saber mais, clique AQUI.


assana

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