Estilo de Vida

2016: ano novo, nova Ana!

janeiro 4, 2016

Esse post vem um pouco atrasado, já que o ano já se iniciou há 4 dias, mas antes tarde do que nunca, né? Estávamos viajando muito, o que fez com que ficasse um tanto quanto complicado fazer esse post, mas foi bom — tive mais tempo para refletir a respeito de vários aspectos do ano que se passou.

Pra quem me conhece (e, acho que pra todo mundo), 2015 foi um ano de extremos. Ou foram momentos extremamente felizes, ou foram momentos extremamente infelizes. Acho que a vida é assim, né? Mas eu preciso confessar que esse foi um dos anos que eu mais enxerguei a minha própria evolução. Claro que eu estou constantemente mudando, amadurecendo, isso é óbvio! Mas esse ano eu fui capaz de olhar pra trás e enxergar o que mudou.

Primeiramente, percebi que eu tenho uma força de vontade maior que eu poderia imaginar. Tive muito apoio, principalmente do João Paulo, mas eu percebi que eu sou perfeitamente capaz de traçar metas e alcançá-las, sozinha. Também aprendi um pouco do que é o desapego e como é relevar muitas coisas que antes eu não tinha coragem. 

blogny2

Eu passei por uma fase complicada no início do ano. Percebi, desde que eu iniciei essa jornada de realmente querer mudar meus hábitos alimentares e estilo de vida, que eu realmente gosto disso. Mas não só pela estética ou pelo modismo. Gosto disso porque isso motiva OUTRAS pessoas. Por exemplo, na empresa onde eu trabalhei no início do ano, eu consegui incentivar as pessoas a comerem melhor — nem que fosse só no almoço ou nos lanchinhos intermediários. Mas eu fui um dos motivos que as pessoas começaram a comer de 3 em 3 horas, por exemplo. É pouca coisa, mas pra mim significou muito. Marcou, pra mim, o início de uma vontade crescente de ter a possibilidade de ajudar alguém a atingir algum objetivo, por menor que seja.

Eu estava infeliz com o caminho que eu trilhava, isso era fato. Então, resolvi trancar o meu curso (que já estava quase finalizado, diga-se de passagem), pra mudar completamente de área. Se tudo der certo (e VAI!), eu inicio um novo curso, numa nova área, em agosto. Tá longe ainda, eu sei. Mas o tempo tá passando tão rápido! 

blogny4

O peso que eu carreguei durante alguns anos finalmente foi tirado das minhas costas. Aquela desmotivação de antes virou mais força de vontade, e eu posso dizer que, a partir desse momento, eu me tornei uma pessoa diferente. Não é possível ser saudável somente com um corpo sarado, se a mente não acompanhar. É necessário ter uma mente saudável em primeiro lugar. Descobri que eu posso tomar a decisão que eu quiser, desde que não prejudique ninguém, e desde que faça bem a mim mesma. O que antes eu temia, já não temo mais. É muita incerteza para um ano de 2016? Sem dúvidas! Mas eu me sinto realizada já, cheia de sonhos completamente atingíveis, e cercada de pessoas que me apoiam 100%. 

Aprendi, também, a ficar em paz comigo mesma. Até certo ponto, quando optei por fazer uma reeducação alimentar, eu ficava completamente neurada quando se dizia a dietas e treinos. Não comia quase nada fora da dieta, me culpava se comesse, e depois tentava queimar em dobro. Sinceramente? É necessário mudar os hábitos, sim. Mas sem neuras. Sem preocupar demais, sem sofrer por estar mudando os hábitos, sem tanta cobrança. Aprendi que eu valho muito, e as minhas escolhas são baseadas nisso — quero ser saudável POR MIM, PARA MIM. Isso significa tomar uma cervejinha aos finais de semana, comer um doce aqui ou ali, ou pular treinos quando eu estiver cansada. Aprendi o significado real de EQUILÍBRIO. 

blogny3

A palavra que me resta para descrever o ano de 2015 é: GRATIDÃO. Grata pelas pessoas que conheci, pelas experiências que eu tive, pela força de vontade e coragem que eu descobri dentro de mim, grata pelo caminho que eu estou trilhando hoje, mesmo que amanhã eu decida mudar novamente. Esse ano foi repleto de amizades, risadas, amor, e novas descobertas, e sei que 2016 será muito, mas muito maior! 

blogny1

Obrigada a todos que nos seguem, que nos acompanham e nos apoiam! Que esse ano de 2016 nós consigamos atingir mais pessoas e incentivá-las a mudarem seus hábitos! Beijos a todos, e feliz 2016!!!


 

assana


 

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Deborah Rodrigues fevereiro 26, 2016 at 5:29 pm

    Que lindo texto, Ana. Parabéns pela coragem e determinação que te levou a tomar uma decisão muito importante, a decisão de SER FELIZ!

    • Reply forcafocofitness fevereiro 29, 2016 at 12:35 pm

      ô Deborah linda, é exatamente isso!!! Decidi ser feliz!

    Leave a Reply