Alimentação

Dicas para uma ceia de Natal saudável!

dezembro 18, 2015

Ah, essa época de fim de ano… são poucas as pessoas que eu conheço que continuam seguindo a dieta e os treinos certinho a não ser nas datas comemorativas. É difícil, não é mesmo? As tentações são inúmeras, as pressões familiares e de amigos, então, nem se fale! “Vai, pode comer.. é só hoje.” “Você não malha pra isso?” “Você já tá super bem assim!”. Bom, não precisa deixar de participar, mas não precisa enfiar o pé na jaca também, né? Por isso eu trouxe hoje algumas dicas para você conseguir montar seu prato saudável mesmo em meio a tantas tentações!

Diversos pratos no Natal ainda podem ser saudáveis, ou pelo menos um pouco MENOS ruins.. haha. Aqui vão algumas informações para você saber o que comer e de que você terá que passar longe!

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1)  TENDER

O tender é feito a partir da carne de porco defumada. É considerado um embutido, ou seja, provavelmente contém muito sódio. A OMS já disse esse ano que embutidos podem causar câncer, lembra? Então é melhor fugir desse famoso prato durante a ceia. Além disso, o consumo de sódio elevado pode causar retenção líquida e aqueeela sensação maravilhosa de inchaço no dia seguinte. Normalmente, o tender é servido com molhos doces e com bastante adição de açúcar, o que torna tudo mais calórico!

peru

2)  PERU

Essa é provavelmente uma das melhores opções durante a ceia. O peru é uma carne branca com baixo teor de gordura saturada, desde que consumida sem a pele. Se tiver molho, evite colocar muito – pelo mesmo motivo citado anterior. Se o molho for com vegetais ou naturais, não tem tanto problema. Se for recheá-lo, cebolas inteiras são um bom pedido. 

chester

3) CHESTER

O chester é como o peru, né? Não exatamente. O Chester é uma carne branca, mas é uma ave criada a partir de melhoramento genético para que as coxas e peitos possuam mais carne. Além disso, as opções temperadas industrialmente podem conter alto teor de sódio e glutamato monossódico para dar mais sabor à carne. Se for consumir essa opção, consuma sem pele e com acompanhamentos mais lights.

lombo

4) LOMBO

O lombo é carne de porco, mas é uma das melhores opções dentre as carnes vermelhas. Possui menor teor de gordura saturada. Os acompanhamentos ideais são os carboidratos integrais, legumes e molhos naturais com baixo teor de sódio e açúcar.

bacalhau

5) BACALHAU

Há quem não goste muito dessa opção, mas é uma opção boa para a ceia se for preparada com legumes e verduras. Brócolis, pimentão, cebola e batata o torna um prato completo e nutritivo! Um fio de azeite no momento de servir é uma boa pedida para incluir gorduras saudáveis.


assana

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