Estilo de Vida

Carta aberta às minhas leitoras (e leitores!), e às “blogueiras fitness”

novembro 11, 2015

Apesar do meu tempo corrido ultimamente, resolvi que seria importantíssimo escrever essa “carta” às minhas leitoras como forma de me posicionar frente às barbaridades que tenho visto por aí quando se diz respeito a “estilo de vida saudável” e “saúde”. A gota d’água, pra mim, e creio que para muitas outras pessoas, foi a polêmica dessa semana envolvendo uma das maiores fitness bloggers e formadoras de opiniões (e ela é mesmo!). Não vem ao caso qual foi a polêmica, muito menos o que ela disse, mas tive que escrever isso a toda(o)s vocês!

Primeiramente, vou me direcionar principalmente ao público feminino que nos acompanha. O motivo disso é que as imposições da sociedade são muito maiores em cima das mulheres — temos que ter o corpo perfeito, o rosto perfeito, os cabelos perfeitos, tudo alinhadinho, limpinho, bonitinho, pra podermos conquistar qualquer coisa. Se não nos encaixamos nesse “perfil” estereotipado, somos taxadas de tudo quanto é coisa – e tudo se torna mais difícil. Creio que os homens não sabem o que é chorar na frente do espelho por insatisfação. Não é o caso de todos, mas acho que as mulheres sofrem muito mais com isso. Mas, caros leitores homens, sintam-se abraçados nesse texto, também. Sei que vocês também passam por isso.

Vamos lá:

Querida leitora,

Você é linda, e ninguém pode, e nem deve, te dizer o contrário. Eu sei o quanto você sofre diariamente para entrar naquela calça que tanto sonhou, para perder peso, para se encaixar no padrão. Mas, acredite, o padrão nem sempre é sinônimo de saúde e bem-estar. Veja só: se privar de tudo, se culpar por sair da dieta da vez, se sentir mal porque viu uma pessoa com um corpo lindo e estar diferente dela — nada disso é saudável.

Eu não poderia me calar diante dessa onda de pessoas que buscam bem-estar e saúde — principalmente o emagrecimento — uma vez que a maioria das pessoas está buscando o objetivo completamente errado, e indo pelo caminho contrário disso tudo.

Quando criei o blog, era com o intuito de acompanhar minha evolução, incentivar os meus leitores a serem saudáveis, tanto mentalmente quanto fisicamente. Em nenhum momento quis que as pessoas seguissem dietas malucas ou fizessem exercícios que poderiam lesá-los, já que isso é o oposto do meu objetivo. Eu não tenho um corpo perfeito, assim como minha vizinha não tem, minhas irmãs não têm, e minhas amigas também não.

Lembre-se que saúde vai muito além da estética, e as pessoas têm esquecido disso. Como o João Paulo cansa de dizer: percentuais de gordura muito baixos, principalmente em mulheres, fazem MAL. Aquela barriga de tanquinho e corpo seco que você tanto busca, 90% das vezes, não é saudável, por mais que seja considerado assim pela mídia e pela sociedade. Sabe aquela dieta que saiu na revista? Aquela que tá estampada de todo tamanho que é saudável, que vai te ajudar a emagrecer com saúde, que vai te deixar linda para o verão? Pois é, ela é MENTIRA. Assim como as toneladas de maquiagem e photoshop que existem nas fotos de quem você mais idolatra. Sim, ela usou photoshop. Sim, aquele corpo também é uma ILUSÃO.

Cada corpo é fruto de uma história. Seu corpo é sua história. Não tem como você mudar a sua história, mas tem como você estar feliz consigo mesma sempre. Tem como você se aceitar, linda como é, independente do formato do seu quadril, do tamanho da sua cintura, das suas estrias, das celulites, ou qualquer outra “imperfeição” imposta. Saiba que você é linda, e tá na hora dos profissionais de saúde e aqueles que dizem propagar bem-estar por aí, começarem a dizer isso a você.

A onda de profissionais – da área de saúde, fitness bloggers, nutricionistas, endocrinologistas, educadores físicos – que incentivam e auxiliam nesse estereótipo de “corpo perfeito”, é assustadora. Esses profissionais tinham que ser os primeiros a dizer: “pera aí, garota, você está indo pelo caminho errado. Seu corpo é seu, e somente seu. Você vai muito além dele, e você precisa estar fazendo tudo isso pela sua saúde, e não pelos outros”.

Siga essa jornada POR VOCÊ. E por mais ninguém. Chega de mídia repleta de ilusões de bem-estar que estão longe de ser. Chega de corpos que se dizem perfeitos, mas que na realidade não são nada disso. Chega de mulheres sofrendo por não conseguirem fazer dietas mirabolantes ou que – pasmem – têm mais o que fazer do que ficar na academia.

Faça tudo isso por você. Seu corpo é SUA história. Seu corpo é LINDO!


assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply