Estilo de Vida

9 Atividades “Mindful” para Manter a Forma

outubro 23, 2015

Bom dia! Desculpem a nossa ausência por aqui — nossas vidas deram mais um reviravolta inesperado e estamos readaptando às novas rotinas. Não se preocupem, não vamos abandonar o blog de forma alguma. Só precisamos de um tempo para nos reorganizar. Dito isso, essa semana uma pessoa com uns ideais bem bacanas entrou em contato conosco a respeito de contribuir para o blog. Compramos a ideia dele, e hoje está o primeiro post do Gil Santanna! Vocês irão entender como o Gil encaixa nos ideais do blog logo logo. Seja bem-vindo, Gil! 


Você é uma daquelas pessoas que vão para academia no “piloto automático” só porque precisam treinar? Ou você costuma se distrair com as musiquinhas da academia ou com a TV para evitar o trabalho duro que é malhar?

Infelizmente, esta abordagem não só diminui seu prazer pela atividade como ainda impede você de alcançar os melhores resultados no seu treino. E pior ainda, essas distrações causadas por uma mente não atenta podem levar a lesões e acidentes sérios!

Já que você deseja melhorar o seu corpo, que tal tentar ferramentas para otimizar seu treino validadas cientificamente e que estão sendo utilizadas por cada vez mais pessoas no mundo inteiro? Abaixo, segue uma lista de atividades e técnicas que podem ser feitas utilizando a técnica de mindfulness em fitness. Tudo começa na sua mente, lembra?

Então vamos lá:

Caminhada ou Corrida

É muito fácil começar essa atividade no automático, colocar o fone no ouvido e ignorar as oportunidades mindful que o exercício dispõe. Quando você caminhar por um longo período, ande do inconsciente para o consciente simplesmente tornando-se atento(a) ao processo. Concentre-se nos diferentes músculos envolvidos, preste atenção no seu equilíbrio enquanto se move da direita para a esquerda, balance seus braços e preste atenção em cada movimento, alongue sua coluna

Correr, por outro lado, requer mais atenção pois envolve todas estas qualidades acima, porém de forma muito mais profunda com o ritmo das passadas, o fluxo cíclico de sua respiração e as batidas do seu coração. De fato, muitos corredores enxergam esta experiência como um tipo de meditação, pois aumentam muito sua atenção e consciência na atividade.

Seja qual for a atividade de sua escolha, use a para prestar a atenção em como seu corpo responde a cada passo – desde sua respiração até seus movimentos.

Dica: As vezes quando você está caminhando ou correndo, sua mente pode começar a se distrair e de repente você se pega pensando em alguma outra coisa, no passado… Quando você perceber isso, NÃO fique nervoso(a). Isto, na verdade, é MUITO bom e faz parte da técnica. Simplesmente agradeça ter percebido isso e retorne para onde você estava focando.

Pular Corda

Este é um exercício que você provavelmente aprendeu quando criança e agora negligencia, mas possui uma série de benefícios para seu corpo e mente.

Força cardiovascular, timing e coordenação se reúnem quando você pula várias vezes ao longo de uma corda girando. Já que a repetição é a chave para o sucesso em pular corda, quanto mais você pular, saltar, e respirar, mais focada e atenta a sua mente pode se tornar.

Não tente fazer outras coisas ao mesmo tempo. Apenas a consciência focada vai por mínimos 3 minutos de pula corda já apresentam resultados incríveis para sua atenção.

Ciclismo

Outra atividade que você pode ter aprendido quando criança, andar de bicicleta é uma atividade inerentemente consciente. Na verdade, aprender a andar de bicicleta é muitas vezes considerado um grande avanço no desenvolvimento da coordenação da base corpo-mente para uma criança. O saldo combinado, força, condicionamento cardiovascular, tipo de solo variável e ar fresco, cria uma oportunidade inigualável para a consciência corporal do momento presente. Ancorado ao momento pelo ritmo dos pedais e da respiração, você consegue esquecer do passado, do futuro e simplesmente desfrutar do passeio, não importa onde ela leva você.

Boxe

Por centenas de anos os praticantes de artes marciais e boxeadores têm usado o boxe para aprimorar sua técnica e se preparar para o combate. No entanto, você não tem que ser lutador para se beneficiar de uma rotina básica de boxe. Simples socos ou chutes no ar ajudam a desenvolver a coordenação mente-corpo, o timing, reflexo e consciência cinestésica global. Junto com footwork simples (aquele trabalho com os pés, no boxe) e respiração estável, boxe torna-se um excelente veículo para o exercício mindful.

Qi Gong

Esta prática chinesa antiga é conhecido como a arte e a ciência de utilizar técnicas de respiração, movimentos suaves e intenções focalizadas para cultivar e fazer circular a energia vital através do corpo. Por sua própria definição, qi gong é a consciência em movimento e ajuda a orientar o praticante em um estado profundamente consciente e relaxado por dentro. Uma atividade ideal para mindfulness fitness, qi gong também ajuda a reduzir o estresse, aumentar a vitalidade, fortalecer o sistema imunológico, e beneficiar  os sistemas cardiovascular, respiratório, circulatório, linfático e funções digestivas.

Flexão Hindu (Dand)

Um exercício incrível que se originou na Índia, o dand, ou flexão Hindu é um dos exercícios mais completos e benéficos para o corpo inteiro. Ideal para a construção de força funcional, resistência e mobilidade do quadril, o dand se assemelha a uma combinação dinâmica e fluida de duas posições clássicas do yoga: Cão de cabeça pra baixo e cobra. Realizado em repetições de 25, 50, ou mais, a dand exige não só foco e respiração consciente (mindful), mas também uma consciência atenta à postura e alinhamento corporal. Como tal, é um exercício maravilhoso para cultivar a presença corporal e a consciência do momento.

Veja abaixo como fazer a Flexão Hindu.

https://www.youtube.com/watch?v=Xi6lJYursVo

Agachamento Hindu (Baithak)

Este exercício irmão ao Dand, o Baithak ou agachamento Hindu é um exercício corporal calistênico indiano usado por lutadores para desenvolver a força da parte inferior do corpo. Ao contrário de agachamentos tradicionais, o Baithak assemelha-se mais de um salto até os joelhos com os calcanhares levantados do chão. Os braços oscilantes em forma rítmica com cada agachamento, se movendo em direção a parte de trás durante a descida e em direção ao peito na subida. Tal como acontece com o Dand, uma cadência de respiração focada é necessária para manter o mesmo ritmo com o movimento e para garantir a respiração adequada durante o exercício. O olhar é mantido direcionado para a frente, o que ajuda mais a focar a mente e manter a consciência sobre o movimento da mão. Tradicionalmente, o Dand e Baithak eram realizados em conjuntos de dois Baithaks para cada um Dand. Assim, 25 Dands é igual a 50 Baithaks.

Uma vez que são ambos os exercícios de peso corporal, eles podem ser praticados por qualquer pessoa desde que cada pessoa comece em seu próprio nível.

Veja abaixo como fazer o Agachamento Hindu.

https://www.youtube.com/watch?v=mswYc5cnrgU

Yoga

Nenhuma conversa sobre a relação mente-corpo seria completa sem reconhecer yoga como uma prática fundamental. O alongamento suave, respiração e relaxamento cultivados durante o yoga prepara o palco para uma experiência mais profunda do corpo, mente e espírito.

No entanto, é importante que ao praticar yoga você não fique tão ligado(a) nos alongamentos e nas poses para o instagram. O maior benefício do yoga é o estado mindfulness, pois cria-se um cenário formado por provocações em seu corpo para estimular a sua atenção desde sua respiração até a pequenos grupos musculares que você não estava sensível antes.

Aproveite os benefícios da atividade mindful e do bem-estar continuado, ao trazer mindfulness para seu programa de treinamento.


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Gil Sant’Anna Neurocientista, Instrutor de Mindfulness Certificado pelo King’s College of London e fundador do Ambamind. www.ambamind.com.br 

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