Estilo de Vida, Treino

Diferença entre perder peso e perder gordura

outubro 7, 2015

Bom, como todos já devem saber a essa altura do campeonato, a melhor forma de fazer um acompanhamento de resultados e de progresso é através da avaliação física. No entanto, muitas pessoas, ao invés de focarem em perder gordura, só querem saber se ver o ponteirinho da balança diminuir, o que nem sempre é sinal que o progresso está ocorrendo.

É muito comum vermos pessoas magras que têm alguma coisa “errada”. Você não sabe dizer exatamente o que é, até que você percebe que ela é flácida. Ou então possui muitas celulites. Mas como assim uma pessoa magra pode ser flácida e ter celulites? 

Diferença entre perder peso X perder gordura

Perder peso significa diminuir a massa corporal. Isso quer dizer que uma pessoa irá perder massa, o que inclui músculos, composição líquida, estrutura óssea, etc.

A perda de gordura também tem relação com a perda de massa, e poderá trazer decréscimos na balança, mas essa massa perdida é apenas tecido adiposo, ou seja, gordura. Diferente de perder peso, perder gordura significa preservar as outras composições corporais, inclusive os músculos. É por isso que é um processo mais difícil e demorado que a simples perda de peso na balança.

Basicamente, a diferença entre perder peso e perder gordura é que na perda de peso, você contabiliza tudo, inclusive a perda de massa muscular. Já a perda de gordura é levado em consideração apenas a massa adiposa, ou seja, o seu peso gordo.

Por isso, no processo de perda de gordura, desencane da balança, pois ela não te diz a verdade.

Perda de peso rápida?

É normal querer tudo pra ontem. Inclusive os resultados das atividades físicas e reeducação alimentar. No entanto, a perda de peso SAUDÁVEL é algo DEMORADO.

Algumas situações metabólicas levam tempo para acontecer e acontecem numa velocidade extremamente lenta. Uma delas é a perda de gordura, que, se feito de maneira correta e através de protocolos duradouros, levará um tempo considerável.

Se alguém reduzir o peso corporal rapidamente, certamente ela não estará eliminando apenas gordura, mas sim estruturas que são importantíssimas e difíceis de serem adquiridas novamente mais tarde. Muitas pessoas querem apenas diminuir o volume total, sem levar em consideração que isso pode significar perder MASSA MAGRA.

A perda de massa muscular é péssimo. A redução da massa muscular diminui o funcionamento do metabolismo, reduz taxas hormonais anabólicas (de ganho de massa), ocorre um aumento na possibilidade de adquirir diabetes tipo II, diminui a capacidade física, e também causa prejuízos na aparência física, como a diminuição da definição muscular, aparência de flacidez, desproporções, celulite, etc.

Assim, é claro que perder gordura é o melhor a se fazer, e isso LEVA TEMPO. O processo efetivo da perda de gordura deve ser avaliado tanto nas atividades físicas quanto na alimentação.

Tenha sempre em mente: A relação gordura corpórea X massa magra é o que fará diferença, no final das contas. Se não, consideraríamos atletas com 120kg e 5% de gordura corpórea indivíduos obesos e pessoas com 70kg e 30% de gordura corpórea pessoas magras, o que não é verdadeiro.

Como saber se estou perdendo mais gordura ou peso?

Para ter uma noção exata, apenas a avaliação física será capaz de te mostrar exatamente os resultados totais. Mas, caso não tenha condições de realizar uma avaliação física com regularidade, ou então não faz questão, aqui vão algumas dicas de como mensurar o seu progresso:

ESPELHO:

Observe bem o seu corpo no espelho. Repare nas suas linhas de cintura e a proporção dos membros inferiores e superiores. Observe aquelas dobrinhas das costas (aquelas que ficam embaixo do sutiã, sabe?), e os culotes. Perceba como está a diminuição ou o acúmulo destes, e você terá uma noção de como está o seu percentual.

FITA MÉTRICA:

É possível perceber um possível aumento de gordura caso sua circunferência abdominal esteja aumentando, e seus membros superiores e inferiores estiverem diminuindo. 

ROUPAS:

Não apenas note se as roupas são largas ou apertadas, mas observe ONDE estão largas ou apertadas. Se continuar igual na região abdominal mas ficar larga nos braços ou nas pernas, pode indicar aumento de gordura, e não a perda dela.

FOTOS:

Essa dica não indica se seu percentual diminuiu, mas vai servir como forma de você se motivar sempre e acompanhar seu progresso. Tire fotos regularmente vestido só de biquíni ou sunga. Vai ser mais fácil acompanhar seu progresso por meio das fotos. Vá por mim.

Lembrando, e não tem como reforçar isso mais: procure emagrecer e perder medidas de forma saudável. Tudo que vem rápido, vai fácil. 


 

assinaturanosdois copy


 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply