Estilo de Vida

Indicação: “O Segredo”

outubro 5, 2015

Muitas pessoas provavelmente já viram esse livrinho na lista de best sellers, ou então o “documentário” sendo divulgado por aí. Eu já tinha ouvido muito falar, inclusive por pessoas que me inspiram diariamente e nas quais me espelho. Quando uma grande amiga (beijos, Camilla!) passou por uns maus lençóis, eu ajudei ela a comprar esse livro — como eu sabia que ele era bom, sabia que ele ajudaria ela a passar pela fase complicada. Dito e feito: ela amou o livro!

Eu não tinha lido ainda o livro, apesar de já colocar algumas noções que o livro traz em prática, ainda que inconscientemente, ou conscientemente, por indicação de quem já tinha lido o livro. Enfim, continuo sem ler o livro (mas vou comprá-lo assim que possível!), mas ontem eu consegui convencer o João Paulo a assistir o “documentário” no qual é baseado o livro. Ele está disponível no Netflix (valeu, Netflix!). (Sim, o filme veio antes do livro dessa vez!)

Basicamente, a sinopse do documentário é:

O documentário traz depoimentos de escritores, pesquisadores e filósofos que defendem a existência de um segredo milenar, conhecido por alguns dos líderes da humanidade e nunca antes revelado, e que pode ser a chave para o sucesso.

O documentário pode ser resumido em uma palavra: Atração. A Lei da Atração é capaz de fazer qualquer coisa, bastando desejá-la de modo incondicional de modo a direcionar os pensamentos positivos e nunca desistir – A dita “Fé Inabalável”.

Resumidamente, a Lei da Atração que é mencionada no documentário e no livro é uma lei que sempre está agindo em todos nós, assim como todas as leis naturais, como a lei da gravidade, como a lei da ação e reação, etc. É uma lei que explicaria o porque de tudo que acontece em nossa volta. A lei diz que as nossas emoções, produto de nossos pensamentos, influenciam no dia-a-dia. Se mentalizarmos só coisas boas, boas coisas nos acontecerão. O contrário também acontece. Se pensarmos apenas coisas negativas, acontecimentos negativos nos acontecerão.

“Você atrai aquilo que transmite”

O documentário também cita vários exemplos de pessoas que mentalizaram muito o que queriam – a curto e a longo prazo – e essas mentalizações se materializaram. 

Pode parecer um pouco exagerado demais a quem for muito cético, mas o próprio documentário compara essa “lei da atração” com a fé religiosa, e isso pode ajudar algumas pessoas a acreditarem mais nisso, ou ao menos ajudar a fazer um link pessoal. Mesmo que você não acredite, ao menos algumas noções que o documentário traz são bastante aplicáveis no dia-a-dia, e podem ajudar você a fazer sentido de alguns acontecimentos cotidianos que antes não tinham explicação. Pode não ser científico, masssssss, pra quem acredita em algo além da ciência, é bem legal.

Pode parecer não ter a ver com um estilo de vida saudável, mas como eu sempre digo por aqui, ter uma mente e um espírito saudável são tão importantes quanto, se não mais importantes, que ter um corpo saudável. Inclusive, o próprio documentário levanta essa questão! Por isso creio que vale a pena assistir!

Eu gostei muito, João Paulo também. Eu tive que implorar que ele assistisse comigo, mas no final ele já estava doido querendo colocar tudo em prática e me agradecendo por ter arrastado ele para assistir ao documentário! haha. 

Vou ler o livro, que, pelo que fui informada, parece ser um complemento ao documentário e depois volto pra contar o que eu achei.


assana

 

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Ju novembro 24, 2015 at 6:02 pm

    Esse livro é uma farsa. A própria autora já confessou que foi inventando e se apossando de termos da física e dando-os significados diferentes, por fim. Vocês que falam de academia deveriam saber que nada se vem fácil. Esse livro ilude e deixa de lado muita coisa relacionada a ação, o agir para ter. Se lerem esse livro, leiam com bastante atenção, não se deixem cair nas graças dele. É pura “demagogia”. Sejam mais críticos e céticos.

    • Reply forcafocofitness novembro 26, 2015 at 11:27 am

      Ei Ju! Então, claro que nada vem fácil assim! É meio “óbvio” que só sonhar com um corpo legal e saúde bacana não vai te dar isso — é necessário trabalho árduo pra atingir isso. MAS, outros ensinamentos do livro são bem legais, na nossa opinião. Por exemplo, o fato de pensar positivo, na psicologia, é mais que comprovado que gera resultados físicos positivos também, como a diminuição da pressão arterial. Além disso, o livro fala muito em gratidão, o que também julgamos essencial para manter uma mente saudável, também. É óbvio que o livro não é 100% verdadeiro — seria fisicamente impossível ser — mas alguns ensinamentos e conceitos são aproveitáveis. Enfim, cada um com a sua opinião! Nem todo livro de auto-ajuda serve para todas as pessoas, e esse é um daqueles casos.

    Leave a Reply