Alimentação

Whey Protein e Diabetes

setembro 28, 2015

O Whey Protein é um dos suplementos mais consumidos no mundo inteiro. Já explicamos o que é whey, quais são os tipos, dentre outras informações aqui no blog. Para ler os posts antigos, CLIQUE AQUI. Pesquisas recentes têm apontado que, para quem tem diabetes, o Whey pode ser benéfico à saúde.

Além dos benefícios já conhecidos do Whey Protein, como o ganho de massa muscular e auxílio na manutenção desta, pesquisas apontam que, para pacientes diabéticos, o whey também pode ajudar. O Whey apresenta um perfil excelente de aminoácidos essenciais (tripofano, cisteína, lisina, leucina, isoleucina e valina), os quais nosso organismo não produz. As proteínas do soro do leite têm capacidade de fornecer uma enorme quantidade de proteína, mas sem o teor alto de gordura e colesterol. Assim, o whey auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue e pode auxiliar no controle do peso — dois fatores essenciais em pacientes diabéticos, principalmente o tipo 2.

O Whey, por meio dos peptídios bioativos e aminoácidos gerados durante a digestão, aumenta a liberação de hormônios como CCK, PYY, GIP, GLP-1 e insulina, que reduzem a ingestão de alimentos devido ao aumento da saciedade.

Cientistas da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade descobriram que o whey ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Além do grupo de pesquisas da UNICAMP, cientistas australianos divulgaram, em setembro, que o uso do suplemento aumenta a liberação de insulina pelo pâncreas e que, portanto, ele poderia ser utilizado no tratamento do diabetes.

Em termos mais técnicos, a pesquisa da UNICAMP apresenta informações interessantes. O Whey ajuda a diminuir a glicemia através de dois mecanismos. O primeiro é através do estímulo à geração de glicogênio – que é uma reserva de energia do organismo. Assim, se mais glicogênio é criado, isso significa que mais açúcar está sendo retirado do sangue para ser “empacotado” como glicogênio, o que ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue.

A outra forma que o whey utiliza para combater a hiperglicemia é a ativação de um receptor alternativo de glicose pelas células musculares. Isso permite que os músculos captem açúcar da corrente sanguínea com maior facilidade, independente da quantidade de insulina, o que ajuda, também, a abaixar a quantidade de açúcar no sangue. 

Embora os estudos prometem que o whey é positivo para quem é diabético, é essencial que seja procurada ajuda médica. Não é indicado tomar suplementação de qualquer tipo sem acompanhamento médico.


Referências bibliográficas:

Whey protein hydrolysate increases translocation of GLUT-4 to the plasma membrane independent of insulin in wistar rats. PLoS One. 2013 Aug 30;8(8):e71134. doi: 10.1371/journal.pone.0071134.

Morato PN, Lollo PC, Moura CS, Batista TM, Camargo RL, Carneiro EM, Amaya-Farfan J. University of Campinas (UNICAMP), Faculty of Food Engineering (FEA), Campinas, São Paulo, Brazil.

Biochemical and metabolic mechanisms by which dietary whey protein may combat obesity and Type 2 diabetes. 


assana

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply