Alimentação

Comer a mesma coisa todo dia faz mal?

setembro 21, 2015

É comum ver, em redes sociais, na televisão, internet, e até mesmo na vida real, pessoas ‘fitness’ comendo sempre as mesmas coisas. Sabe aquela dupla dinâmica clássica que todos marombeiros adoram, o frango com batata doce? Pois é. Mas será que comer sempre a mesma coisa faz mal?

A reposta para essa pergunta é algo um pouco complexo. Um alimento = um conjunto de nutrientes, e não apenas um só ou alguns poucos. Esses nutrientes se dividem em macronutrientes (proteína, carboidrato e lipídio) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

Cada alimento possui um conjunto de nutrientes diferente. Dificilmente um alimento só terá todos os nutrientes necessários, e interagindo de maneira adequada. É possível, ingerindo o alimento, consumir alguns nutrientes e não todos ao mesmo tempo. 

Por exemplo, alimentos são bem coloridos, principalmente vegetais e frutas. As tonalidades costumam indicar os nutrientes presentes em cada um deles. As cores são das mais variadas, assim como seus respectivos nutrientes. 

Alimentos alaranjados são ricos em carotenóides, os vermelhos têm licopeno, os roxos possuem antocianinas, etc.

Sabendo disso, dá pra imaginar que uma restrição alimentar baseada em monotonia alimentar (comer sempre o mesmo alimento várias vezes ao dia) não é um hábito muito saudável. Para garantir uma nutrição completa ao longo do dia, e o bom funcionamento do corpo, é necessário consumir a maior variedade possível de nutrientes durante o dia. 

Captura de Tela 2014-07-01 às 09.17.36

Então fuja do comum: evite comer só banana, frango e batata doce. Varie frutas, hortaliças, fontes de proteína, carboidrato e lipídios! Um cardápio variado é essencial para o sucesso da reeducação alimentar, e primordial para a sua saúde!


assana

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply