Estilo de Vida

Reflexão: Aprenda a ser feliz todos os dias

setembro 10, 2015

Ultimamente tenho entrado de cabeça, mergulhado mesmo, na linda citação “mens sana in corpore sano“. Essa frase, em latim, significa “uma mente sã em um corpo são”. Basicamente, tenho interpretado que, para se ter saúde verdadeira, é necessário buscar tanto a saúde física quanto a saúde mental. Essa segunda, no entanto, tenho dado maior ênfase.

O trecho completo da citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal “mens sana in corpore sano” é:

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

Nessa jornada de entender minhas emoções e adquirir uma maior percepção corporal e mental, tenho lido diversos livros interessantes. Alguns mais “auto-ajudísticos” que outros, mas no geral a maioria fala sobre, ou ao menos toca no assunto de: a pessoa que é verdadeiramente feliz sabe ser feliz todos os dias, das formas mais simples, e agradece sempre.

Claro, em um mundo de mídias sociais onde as pessoas estão sempre lindas, bronzeadas e em paisagens dignas de quadros, às vezes a felicidade parece uma realidade distante. Parece que todo mundo está em paz, curtindo a vida, e você não. Você está cheio de problemas em casa, atolado de tarefas intermináveis e chatas no trabalho, e ainda por cima tem que aguentar trânsito, tempo ruim, calçadas tortas, vizinhos chatos, enfim. A vida não parece ser tão bela quanto às dos outros. Aliás, a grama do vizinho é sempre mais verde, não é mesmo?

blog2

Pois é, eu, até pouco tempo atrás, me sentia assim. E, admito, quando iniciei essa jornada de estilo de vida saudável, eu tive meus momentos de questionamento. Poxa, por que as pessoas que eu sigo nas redes sociais, os famosos, meus amigos, todo mundo parece ter um corpo melhor, conseguir se alimentar bem, etc., sem estresse, e ainda por cima alcançar seus objetivos, e eu não? Ao mesmo tempo que essas pessoas serviam de inspiração, elas também me desmotivavam. Olhava no espelho e nunca estava satisfeita com o que eu enxergava, olhava ao meu redor e não estava feliz com a vida que eu levava.

E, graças a uns bons livros e me cercando de pessoas sensatas, pude perceber que eu estava toda errada. A começar pelas palavras “sempre” e “nunca”. Elimine essas palavras do seu cotidiano, a começar por agora. Sério. A vida leva um tempo para acontecer. Deixe seu imediatismo de lado, e reaprenda a ser feliz no presente.

blog3

Eu entendo que nesse mundo moderno, internet, celulares, de conexões intermináveis, é frustrante o mundo não acompanhar a velocidade das suas ideias, dos seus objetivos, dos seus sonhos. Mas, apesar de tudo, você É feliz. Acredite. Cultive o valor das pequenas coisas do dia-a-dia, por mais clichê que isso possa parecer. Aprenda a dar valor àquilo que você sequer notou no passado. 

Não é preciso ser feliz o dia todo. Claro que não. Mas seja feliz todos os dias.

Sabe aquele motorista de ônibus que parou fora do ponto ao te ver correndo desesperadamente para não perder o horário no trabalho? E aquela pessoa que gentilmente ofereceu para segurar sua mochila ou bolsa pesada durante o trajeto longo até o trabalho no ônibus lotado. E aquela pessoa que te esbarra e pede desculpas? Aliás, não precisa nem ser algo tão significante assim. Basta agradecer pelo sorriso que a moça do caixa do supermercado tão gentilmente lhe cedeu quando você a desejou boa tarde.

blog1

Ah, e essa palavra: agradecer. Essa palavra é maravilhosa! Hoje percebo que é ela que tem me dado forças para seguir em frente, enxergar sempre o lado positivo. Eu agradeço o tempo todo. Agradeço pela chuva, agradeço pelo sol, pela sombra, pelas pessoas simpáticas logo de manhã, por ter a oportunidade de viver mais um dia. Pelas pessoas que convivem comigo, pelo meu emprego, pelos meus estudos, pela minha casa. Pela minha família, pelas roupas que eu visto, pelo caminho que trilhei até hoje e pelo caminho que ainda tenho a trilhar. “Haverá verdadeira paz sempre que soubermos agradecer.”.

Agradecer significa dar valor, entende? E significa que você foi capaz de reconhecer que, até mesmo naquelas coisas que antes você julgava insignificantes, hoje elas têm valor. Sempre tiveram, mas hoje você passou a enxergar.

Responsabilize-se por TODAS as suas atitudes. E não, não há exceção. Tudo que você faz influenciará no que acontece com você. Não deposite a sua felicidade nas mãos de outras pessoas, NUNCA. Seja feliz, mas seja capaz de ser feliz sozinho. Se receber amor além disso, você verá que esse amor será ainda mais gostoso.

blog15

Aliás, a pessoa não é feliz porque coisas boas lhe acontecem. Ela torna as coisas que lhe acontecem, em coisas boas. Como assim? Bem, eu posso ter tido um dia péssimo, mas no final posso ser feliz com isso. Sabe como? Dando valor a isso e tirando proveito da situação para aprender algo, para crescer. Isso tornou tudo aquilo que era ruim, em uma coisa ótima.

E se você está aflito com alguma coisa, saiba que tudo vai passar. Sabe aquela frase que todo mundo odeia, “tudo passa, até a uva passa?” Pois é, ela não poderia ser mais verdadeira. Não duvide de você, e nunca desista do que almeja, por mais que as pessoas possam duvidar também. Aprenda a viver a vida sem sofrer. E tire de todo sofrimento, um aprendizado.

blog5

Nem todos os dias são belos, quentes, bonitos, coloridos. Mas nem todos os dias são cinzas e frios. Nem sempre a vida tem sentido, nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos. Mas busque a felicidade.

Se você não está satisfeito, reinvente-se. Reinvente a vida.

Vai ser cansativo, vai ser árduo, vai doer. Mas sempre há um bom motivo para continuar sorrindo.


assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply