Estilo de Vida

Força Foco Fitness Explora: Diamantina (Cachoeira dos Cristais e BiriBiri)

setembro 9, 2015

Dia 7 de setembro, além de ser um feriado nacional bastante marcante, esse ano caiu numa bela segunda-feira, o que significou que pudemos viajar. Como a família do JP é de Diamantina e eles resolveram passar o feriado lá, fomos também!

Pra quem não conhece, Diamantina surgiu a partir da exploração do ouro e do diamante, o que deu nome à cidade. É uma cidade histórica, e desde 1938 seu conjunto arquitetônico foi tombado pelo IPHAN. Diamantina, no final da década de 90, recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

blog1

Preciso dizer que desde a minha primeira visita a Diamantina, que foi bastante curta, eu me apaixonei. Diferente das outras cidades históricas que eu conheci, Diamantina preserva aquele espírito de interior de Minas e possui toda aquele charme e beleza que só as cidadezinhas históricas têm. 

blog3

A cidade oferece várias opções de lazer, desde bares e restaurantes, até cachoeiras em suas proximidades. Faz parte da Estrada Real, e é realmente uma cidade encantadora por si só.

blog4

Aproveitamos o tempo perfeito que fez durante o feriado para explorarmos a cachoeira mais “famosa”, que é a Cachoeira dos Cristais.

blog9

A cachoeira é localizada no Parque Estadual do BiriBiri. Ele foi criado em 1998 com o objetivo de preservar a área tão rica em biodiversidade. Está localizado a 3km da sede do município de Diamantina, e o nome provém da antiga Fazenda Biribiri, que significa “buraco” em tupi-guarani.

blog13

Os principais atrativos naturais são a Cachoeira da Sentinela, a Cachoeira dos Cristais e o Caminho dos Escravos. A primeira está a 7 km da entrada principal do parque e o percurso é de terra, contudo está bem sinalizada. Possui várias quedas d’água que variam entre 1 a 4 metros, formando poços propícios para banho com uma água com qualidade e coloração única na região de Diamantina. Não fomos à Sentinela porque queríamos ir à Cristais, e no segundo dia que fomos ao parque, a Sentinela estava lotada!

blog10

A Cachoeira dos Cristais está a 13 km da portaria e seu acesso é também através de uma estrada de terra sinalizada. A cachoeira possui uma linda queda d’água e há poços propícios para banho.

blog2

A Vila do Biribiri também merece ser visitada por sua beleza cênica e sua importância histórica, apesar estar fora do perímetro do parque. Ela tem um importante registro da história da indústria têxtil mineira. Foi nessa área que funcionou a fábrica de tecidos,  em 1876, uma das primeiras comunidades fabris do Estado. Além disso, é um local extremamente aconchegante e tranquilo, todo envolvido pela área do parque.

blog6

Mais algumas fotos, porque lá realmente é maravilhoso:

blog8 blog11 blog12 blog15 blog16 blog17 blog18 blog19 blog20 blog21 blog22 blog23 blog24


Endereço da Sede Administrativa:
IEF – Regional Alto Jequitinhonha
Avenida da Saudade, 335 – Centro – Diamantina/MG – CEP: 39.100-000
Telefone: (38) 3531-3919 / 3531-7284 (portaria do parque)
Email: parque.biribiri@meioambiente.mg.gov.br

Horário de funcionamento: 09:00 às 18:00 horas.

Como chegar:
Para chegar ao Parque Estadual de Biribiri, a partir de Belo Horizonte, seguir a BR 040 no sentido de Brasília e, depois, acessar a BR 259 até Curvelo. Daí, seguir pela BR 367, sentido Diamantina/Couto de Magalhães de Minas, chegando no trevo de acesso ao bairro Cidade Nova, seguir pela Avenida Geraldo Edson do Nascimento até o número 600, onde fica localizada a portaria do parque.

Distância de Belo Horizonte: 290 Km (aproximadamente)


assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply