Alimentação, Treino

O maior mito da atividade física: eliminar gordura localizada

setembro 3, 2015

Primeiramente, a coisa mais importante que as pessoas precisam compreender o que é e como funciona a gordura em nossos corpos, o que ela faz, como ela acontece, como eliminá-la de forma saudável. Para melhorar essa compreensão, escrevemos esses textos: CLIQUE AQUI.

As pessoas comumente acreditam que determinados exercícios físicos podem eliminar a gordura localizada. Por exemplo, já ouvi demais que fazer muito abdominal irá auxiliar na diminuição da gordurinha da barriga ou então afinar a cintura.

Alguns estudos dos anos 60 apontavam que a redução de gordura localizada por meio de exercícios específicos poderia ser possível, já que alguns levantamentos apontavam que mulheres que realizavam abdominais conseguiam diminuir a cintura, e homens que treinavam o bíceps tinham menos gordura nos braços. No entanto, esses estudos não eram muito convincentes e nem muito conclusivos.

Um grupo de cientistas chilenos, então, pegou 11 pessoas e fizeram com que executassem o legpress com pouca carga 3x por semana durante 12 semanas, com o objetivo de queimar gordura localizada na perna. 

Cada treino consistia de apenas 1 série, mas com 960 a 1200 repetições. Isso mesmo! Isso levava em torno de 80 minutos para ser completado. 

Depois desse período, os pesquisadores fizeram algumas descobertas. Os participantes perderam 700 gramas de GORDURA TOTAL, mas apenas 70 gramas de gordura localizada nas pernas, o que é estatisticamente insignificante. 

Assim, por meio desse estudo, foi possível concluir que a queima de gordura localizada está longe de ser plausível. 

Então, como faz para perder gordura localizada?

É simples: Para haver a diminuição da gordura localizada, é necessário que ocorra uma perda de gordura de modo geral. Por exemplo, uma pessoa com um percentual de gordura alto provavelmente terá gorduras localizadas. Onde essa gordura está localizada varia de pessoa por pessoa devido a alguns fatores, como genética, fatores hormonais, etc. Geralmente, mulheres têm maior facilidade em acumular gordura no abdômen, flancos, quadril, e coxas devido a fatores hormonais.

Para perder essa gordura, é necessário realizar treinos específicos para a perda de gordura e ganho de massa, e ter uma alimentação balanceada e voltada a cada objetivo específico. 

O quadro abaixa ilustra um pouco a diferença física entre percentuais de gorduras. O quadro é meramente ilustrativo, uma vez que as pessoas reagem à diminuição do percentual de gordura de forma distintas, por causa dos fatores acima citados.

percentual de gordura

Assim é possível perceber que, para diminuir as gordurinhas localizadas, é necessário diminuir o percentual de gordura como um todo. Não há como focar em uma parte do corpo só. Há alguns tratamentos estéticos que podem auxiliar na diminuição de medidas, no entanto é necessário tomar cuidado com alguns procedimentos muito invasivos. Vou escrever mais sobre isso em outro post.


Referências Bibliográficas:

R, Ramírez-Campillo et al. Regional fat changes induced by localized muscle endurance resistance training.. 2013. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23222084. Acesso em: 03/09/2015


assana

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