Alimentação, Estilo de Vida

FFF Entrevista: Laryssa Ribeiro

agosto 31, 2015

Hoje nós inauguramos uma nova coluna aqui no blog, que é o FFF Entrevista. A ideia é falarmos com pessoas que se desafiaram e conseguiram superar seus limites. Não é fácil iniciar um estilo de vida saudável, quanto mais mantê-lo a vida toda! Mas algumas pessoas conseguiram fazer isso. Essas pessoas recuperaram diversas coisas: saúde, bem-estar, amor-próprio.. e por aí vai.

Hoje a entrevista é especial. Há algumas semanas, fuçando o Instagram, como de costume, me deparei com um delivery aqui em BH de comida saudável (mais especificamente, de saladas bemmmm completas e deliciosas!). Resolvi experimentar, e, ao bater papo com a simpática moça que me atendeu por Whatsapp para fazer meu pedido, descobri que ela tem uma história de superação maravilhosa! Então, segue a entrevista da Laryssa, uma mulher que conseguiu fazer o que muitos não têm coragem de fazer!


 

Nome: Laryssa Ribeiro Barros Miranda Sá
Idade: 39
Altura: 1,67
Peso: 61,5kg

– Laryssa, você já me confidenciou que já foi bem mais “gordinha” e fora de forma que está hoje. Por que você decidiu iniciar sua reeducação alimentar?

Eu pesava 90kg. Engordei 28kg em 4 anos sem perceber. Três motivos foram importantes para dar fim a essa situação:

  1. Sempre tive alimentação saudável e passei a comer muito mal. Sanduiches, pizzas e outros eram constantes na minha vida e com a mesma desculpa sobre não tenho tempo para me alimentar certinho. Eu viajava muito, mas comer mal foi uma opção minha.
  2. Tinha uma viagem para a praia e fui ao shopping comprar roupa. Foi quando percebi que mais de 95% das lojas não tinham roupas para mim. Lógico que achei que as marcas estavam erradas e não eu, que tinha optado por uma vida que destruía a minha saúde a cada segundo.
  3. Término de um relacionamento de anos foi outro motivador. Eu queria me sentir feliz comigo mesmo.

– Você sempre se preocupou com a alimentação saudável?

Antes de entrar na faculdade e começar a trabalhar, eu praticava inúmeros esportes. Ocupava os 7 dias da semana com práticas diversas esportivas. Tive que parar por um bom tempo devido à falta de tempo. Eu fazia faculdade no campus UFMG e trabalhava em 3 locais diferentes para me aperfeiçoar na área que eu estava me graduando.

Desde criança os meus pais nos ensinaram a consumir produtos saudáveis e nutritivos. Minha mãe era estudiosa no assunto, como o é até hoje, e não tínhamos muita escolha. Isso foi fundamental para a minha vida inteira, tirando os 4 anos perdidos….

– Você também pratica atividades físicas para manter sua forma, ou é só alimentação mesmo?

Depois que abri a empresa, em maio desse ano, dei uma parada para focar nas atividades relacionadas à salada, mas eu caminhava, corria e fazia ginástica em academia. Pretendo voltar em breve. Meu corpo sente falta.

– Sua rotina alimentar hoje consiste em que?

Como acordo muito cedo, por volta das 4h, tomo um iogurte light e depois bolo ou pão com café. Ainda, antes do almoço, como uma a duas frutas. No almoço, eu como exatamente o que servimos, a salada. Na parte da tarde, eu como frutas, sucos e sorvete ou sucrilhos (meus pecados).

– Quanto tempo demorou para chegar ao seu corpo atual?

Eu perdi 25kg em três meses, me alimentando de manhã com iogurte e aveia (uma colher de sopa), uma fruta no meio da manhã, no almoço, saladas com proteínas (cerca de 150g), idênticas a que servimos na nossa empresa. No meio da tarde eu comia Goji Berry, no fim da tarde uma fruta e, antes de dormir, um carboidrato leve. Nesse período evitei sucos, refrescos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Bebia muito chá verde e leite desnatado.

Os 4 kg restantes eu perdi no período de 8 meses o qual denomino Período de Manutenção, período para que o organismo se acostume com o novo peso.

– Tem alguma comida que você não resiste até hoje?

Sorvete de Chocolate

– Foi fácil iniciar e manter a sua rotina saudável?

Nunca será fácil se não tivermos foco para mudar. Eu fiquei quase obstinada. Não quebrei a minha dieta em nenhum momento nos primeiros 3 meses. Nos demais meses, comi de forma equilibrada, permitindo alguns “abusos” no meu cardápio do dia a dia.

– Quais foram suas maiores dificuldades?

As pessoas em minha volta entenderem que se eu quebrasse a minha rotina, eu perderia o foco. Quando saía, não bebia bebidas calóricas e recusava convites para almoçar, durante a semana, em locais que não ofereciam um tipo de comida que estaria condizente com a realidade naquele momento. Recebia algumas críticas do tipo “Você está exagerando, é um dia somente” ou insistiam demais, me deixando em situações embaraçosas. Independentemente, eu nunca cedia, o foco era em mim nesse momento.

– Finais de semana, feriados, etc., você consegue manter a alimentação saudável?

A alimentação saudável é um hábito, ou você tem, ou você não tem. Como de forma saudável todos os dias, me dando ao luxo de “pecar” em alguns momentos. O importante é que você pode comer coisas não saudáveis todos os dias, comendo sempre pouco. Nunca comer como se o mundo fosse acabar amanhã.

– Quais foram as mudanças mais positivas que você teve nesse processo todo?

Disposição, saúde, meus exames médicos sempre positivos, alegria e outros.

– Hoje você se considera uma pessoa saudável?

Sim, me considero. Mesmo praticando pequenos pecados, a maior parte dos dias estou me alimentando de forma saudável.

– Você pratica o “dia do lixo?”

Nunca me permiti criar o dia que eu irei comer de tudo que faz mal à saúde. Cria-se um hábito de todo sábado, por exemplo, comer mal. Se eu posso comer bem, eu irei sempre optar por algo mais saudável.

– Como surgiu a ideia do SuaSaladaBH?

A ideia surgiu com o resultado que atingi com o meu corpo ao perder 29kg. Pensei: porque não compartilhar com as pessoas algo que me fez tão bem? Larguei uma carreira promissora, com alta remuneração, para me dedicar a essa empresa. Ela teve início quando convidei o meu sócio, que passou por uma história semelhante a que eu vivi.

– Qual o conselho que você dá para quem quer iniciar essa jornada de ter um estilo de vida mais saudável?

Para 99% das pessoas, mudar radicalmente e se manter em uma vida saudável é muito difícil. Comece aos poucos. Aprenda a experimentar e a gostar do que é bom para o seu organismo. Não acredito em dietas prontas, servem para vender livros. Cuide do seu intestino, coma bastante fibras, ele irá comandar a perda de peso. Não beba líquidos calóricos, eles não param no estômago, são uma forma de consumir calorias com absorção rápida pelo organismo. Priorize os alimentos que são denominados com Calorias Negativas, alimentos que consumem mais calorias para serem digeridos pelo organismo do que eles possuem em sua constituição.

Pratique esportes, mas não comece de forma exagerada. Quer caminhar? Faça 15 minutos nas primeiras vezes e vai aumentando. Se exagerar, no dia seguinte você não voltará a praticar.

E, principalmente, FORÇA e FOCO!


Gente, é muito bacana ler histórias de quem passou por algo que estamos passando, ou que já passamos, né? A Laryssa é uma inspiração — ela é prova viva de que basta termos foco para termos sucesso. Ela largou uma carreira para poder ajudar outras pessoas a terem um estilo de vida saudável, como ela tanto buscou e hoje ainda busca! 

Sendo assim, ela criou o SuaSaladaBH, empresa de delivery aqui em Belo Horizonte que oferece almoços nutritivos, saborosos, e extremamente saudáveis e por preços justíssimos! Quem quiser, basta entrar em contato. Deixo aqui os contatos:

(31) 9941-3471 ou
(31) 9923-2021
suasaladabh@gmail.com


Esse post não é patrocinado e não é de publicidade. Tudo dito nele é verídico e é de opinião minha. Sendo assim, divulgo esta empresa por realmente acreditar em seu potencial e por realmente indicar!


 

assana


 

 

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply