Alimentação, Treino

“Desmistificando” a Gordura – Parte 3

agosto 17, 2015

Gente, hoje eu trago o terceiro e último post da série “Desmistificando Gordura”. Vou falar um pouco mais sobre como aumentar a sua taxa metabólica basal e como queimar mais gordura, em consequência disso. Lembrando que esses posts meus são bem superficiais, e o ideal mesmo é buscar um acompanhamento profissional!

Como eu disse no post anterior entre 60 e 70% da queima de calorias é ligada ao metabolismo em seu estado de repouso absoluto. Então, faria sentido começarmos a ver como acelerar a queima a partir daí, né?

Como podemos aumentar a queima do nosso metabolismo? A resposta é bem simples: acrescentar músculos.

O tecido muscular, em repouso, queima de 2 a 3 vezes mais calorias que o tecido adiposo. Isso significa que exercícios aeróbicos são importantes para a sua saúde, sim, e principalmente para o seu condicionamento físico. No entanto, se sua meta é queimar gordura, procure focar na musculação ou então em exercícios calistênicos (como treinamento funcional), que tenham algum tipo de resistência.

Isso lhe trará resultados melhores e mais rápidos. Não é porque você queimará mais calorias enquanto você os pratica, mas porque aumenta o seu metabolismo basal, e isso fará com que você queime mais calorias O TEMPO TODO.

A partir daí, é importante revermos a alimentação. Entre 10 e 15% da sua queima metabólica vem da digestão da comida. Então, para aumentar essa queima da digestão, você poderá adicionar mais proteínas magras às suas refeições. A digestão de proteínas queima entre duas a três vezes mais calorias que a dos carboidratos e gorduras. Além disso, mesmo que toda caloria consumida possa ser estocada como gordura, o corpo estoca mais prontamente a energia obtida de gordura e carboidratos refinados. 

Por isso uma dieta equilibrada é importante para se manter saudável, mas vale lembrar, ainda: para você perder gordura, deverá consumir menos calorias que você gasta.

E por fim, há os exercícios, que são responsáveis por aproximadamente 15 a 30% da sua queima de calorias. No entanto, há um detalhe importante a ser observado: seu limiar anaeróbico, ou seja, aquela famosa “fat-burning zone” (zona de queima de gordura), que vemos nas esteiras e bicicletas. Tecnicamente, essa zona de queima de gordura que vemos nos aparelhos de atividade aeróbica não está errado.

Já tratamos sobre limiar anaeróbico AQUI, mas para resumir, é o seguinte: quando você se exercita numa intensidade menor, você está queimando mais calorias que são obtidas da gordura; quando você realiza atividades de maior intensidade, a maioria das calorias queimadas vêm dos carboidratos mais prontamente disponíveis, que são os que você consumiu recentemente. 

Mas, lembre-se que dois terços das calorias que você queima não têm nada a ver com exercícios; mas isso só acontece quando você consegue criar um déficit calórico. Você consegue isso mais facilmente se você realiza atividades de alta intensidade e intercalados, porque, simplesmente, isso queima muito mais calorias. 

Mesmo que os exercícios mais lentos retirem mais calorias da gordura durante o exercício, os exercícios de alta intensidade vão queimar mais calorias no total, o que resulta em mais calorias retiradas das suas reservas de gordura. 

Além disso, atividades de alta intensidade tonificam mais os seus músculos, e, como já foi dito, quanto mais músculos, mais ativo o seu metabolismo, e maior será a sua quei
ma de gorduras.

Isso tudo que levantei nos últimos 3 posts é muito muito superficial. O objetivo era dar uma visão geral, e, por isso, eu poderia ter aprofundado mais. Espero que tenha ajudado a desmistificar algumas concepções sobre a gordura! 


Referências Bibliográficas:

AQUINO, Yara. Maioria dos brasileiros com mais de 18 anos está acima do peso. 2013. Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-08-27/maioria-dos-brasileiros-com-mais-de-18-anos-esta-acima-do-peso. Acesso em: 13/08/2015

DUVALL, JEREMEY. TRAINER Q&A: DOES THE ‘FAT-BURNING ZONE’ REALLY EXIST?: Our experts identify whether there really is an optimum intensity for burning fat. Disponível em: http://www.mensfitness.com/weight-loss/burn-fat-fast/trainer-qa-does-the-fat-burning-zone-really-exist. Acesso em: 13/08/2015

How Does Your Body Burn Fat? Disponível em: http://www.active.com/fitness/articles/how-does-your-body-burn-fat?page=2. Acesso em: 13/08/2015

Ciclo de Krebs. 2015. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_Krebs. Acesso em: 13/08/2015


 

assana


 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply