Estilo de Vida

Minha rotina (Ana Luiza)

agosto 3, 2015

Ontem um amigo me perguntou como era conciliar minha rotina com atividades físicas e alimentação saudável. O que eu pensei em responder era que tudo isso é muito automático pra mim, por mais que possa parecer que não. Mas aí repensei — não é bem assim: por mais que eu gostaria de viver apenas de um estilo de vida saudável, eu ainda não cheguei nesse ponto na vida. E por causa disso, nem sempre é tão fácil quanto aparenta ser.

Resumindo a minha rotina (bem resumida mesmo), eu basicamente fico o dia inteirinho fora de casa. Agora que estou de “férias” da faculdade (valeu, Federal, por estar em greve! haha), eu estou um pouco mais tranquila. Mas em épocas de rotina 100%, eu saio de casa cedo para ir ao estágio, e lá eu passo 6 horas do meu dia. Depois eu saio de lá e vou pra faculdade, onde eu fico de 14h às 17h, geralmente. E, 3x por semana, ainda saio da faculdade e corro pra dar aula, geralmente mais 1h por dia de trabalho. 

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Em dias bons, eu consigo chegar em casa por volta das 18h30 e morta de fome. Quem me conhece sabe que eu carrego comigo (quase) todos os dias a minha lancheira térmica, mas essa já tá começando a ficar pequena! Costumo carregar comigo meu lanche da manhã, almoço, e lanche da tarde. A ideia é chegar em casa, fazer um pré-treino, e ir treinar. Ah, e detalhe: quando eu carrego marmita comigo, eu mesma cozinho! E geralmente de manhã antes de sair de casa, porque onde eu trabalho não tem microondas! (hahaha, horrível, eu sei).

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É corrido, principalmente porque além de todas as minhas responsabilidades, ainda tenho que cuidar da minha casa. Isso significa ir ao supermercado, fazer eventuais faxinas, pagar contas, etc. E tudo isso em um dia de apenas 24h! hahaha.

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Eu admito que nem sempre eu consigo fazer tudo isso e ainda sobreviver inteira pra treinar depois. Tem dias que meu corpo pede uma trégua mesmo. Só que 90% das vezes, eu não tenho esse cansaço todo antes de ir pra academia. Treinar pelo menos 30 minutos por dia já faz parte da minha rotina diária. Eu não tenho isso mais como uma obrigação e sim algo automático. 

Outra coisa: eu não deixo de viver por causa do meu “estilo de vida”. Eu ainda saio com meus amigos, ainda como picanha, bebo cerveja, como doces quando a TPM bate, etc. No entanto, é como eu já disse várias vezes antes: é necessário ter equilíbrio sempre!

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Eu sempre digo que para conseguir cumprir todas as minhas obrigações e ainda por cima ter tempo pra dormir, eu teria que ter um dia de pelo menos 30 horas. Como isso não é possível, a dica que eu dou a quem precisa de mais horas por dia é: otimize o seu tempo o máximo possível. 

Por exemplo: Já deixe as suas refeições da semana preparadas aos domingos. Dá preguiça de preparar tudo? Dá, demais! Mas pelo menos na hora de procurar algo pra comer durante o dia, sempre terá uma opção saudável te aguardando.

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Crie um hábito: ter disciplina de treinos e dieta é hábito. Não tem segredo. Basta você fazer a “mesma coisa” no mesmo horário, todos os dias. Se você tem apenas tempo no horário de almoço para treinar, se organize para que você consiga ir nesse horário. Se for à noite, crie coragem de comer e ir treinar rápido, antes que a preguiça e o cansaço te tomem. 

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Depois que o hábito for criado, tudo fica mais fácil e menos cansativo. Mas saiba, também, escutar o seu corpo. Nem todo dia você estará 100% para treinar, e muitas vezes descansar é melhor!

No mais, não desista. Não é fácil conciliar uma rotina mega corrida com treinos. Mas lembre-se, faça tudo pela sua saúde e pelo seu bem-estar, e não pelos outros. 30 minutos por dia não é muito tempo, e já é o suficiente para você garantir sua saúde e alguns resultados positivos!


assana

 

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