Estilo de Vida

Inteligência Emocional no Trabalho

julho 1, 2015

Eu sei que o assunto principal daqui do blog é estilo de vida saudável e assuntos relacionados ao mundo fitness. No entanto, como eu já disse inúmeras vezes antes, eu acredito piamente que seja impossível ter um corpo saudável sem ter uma mente saudável também. Dito isso, trouxe hoje uma lista pra você conferir se você possui inteligência emocional no trabalho. 

Uma pessoa que possui inteligência emocional sabe controlar suas emoções e usa-las a seu favor. Isso fará com que você sofra menos, acredite. E sofrendo menos, seu corpo sentirá menos efeitos negativos de ter um psicológico “fraco”.

Em uma pesquisa da empresa de consultoria TalentSmart, foi constatado que o quociente emocional pode ser mais decisivo para o sucesso na carreira que o quociente de inteligência. 90% dos funcionários mais bem avaliados pelos empregadores tinham uma boa gestão de suas emoções.

Aqui vão algumas dicas para você poder desenvolver sua inteligência emocional no trabalho (e na vida!)

1. Saber descrever suas emoções com palavras precisas

Quantas vezes não usamos os adjetivos “bem” ou “mal” para descrever como estamos sentindo? Utilizar palavras como “perplexo”, “frustrado”, “ansioso”, dentre outras são muito mais precisas. Assim, pessoas que utilizam esse tipo de vocabulário emocional saberá como gerir seus sentimentos porque saberá exatamente quais são eles.

2. Conhecer o seu lado fraco

Você sabe o que te torna vulnerável? Saber quais são suas vulnerabilidades é bem importante para saber administrar seu comportamento. Saber utilizar suas forças a seu favor é ótimo, mas saber impedir que suas fraquezas te atrapalhem é essencial.

3. Saber julgar

Eu não estou dizendo julgar no sentido negativo da palavra. Estou dizendo que é importante saber interpretar sentimentos, intenções e motivações de outras pessoas. Assim, você tem uma certa sensibilidade e sabe compreender as ações de outras pessoas.

4. Não se ofender facilmente

Quem é autoconfiante raramente é abalado e dificilmente se ofenderá com brincadeiras, críticas e agressões alheias. Saber ter a mente aberta e ser emocionalmente inteligente fará com que você tenha uma “pele” mais grossa, fazendo com que você não se ofenda com tanta frequência e não se abale com críticas possivelmente negativas.

5. Saber dizer “não”

Gente, eu sei como é difícil demais impor limites e saber dizer “não”. Creio que essa é a minha maior dificuldade hoje. Rejeitar novas tarefas e compromissos é difícil, mas assim você ganha mais tempo e pode te ajudar quanto à sua saúde física e mental, eu juro!

6. Saber se perdoar

Remoer erros traz ansiedade e pode levar à timidez. Esquecê-los por completo também é ruim — você certamente repetirá os mesmos erros. Então, é melhor saber se perdoar. Quem tem domínio sobre o que sente contempla os fracassos de forma mais tranquila, sem ignorá-los. Reflita, absorva e depois abstraia, mas não ignore.

7. Não cultivar rancores

Saber perdoar seus próprios erros é magnífico. Saber perdoar aos erros dos outros é melhor ainda. Mágoa e rancor servem apenas para te estressar mais, e podem até causar doenças físicas como a pressão alta. Saber dominar seus sentimentos fará com que você evite esse tipo de mal-estar desnecessário.

8. Ser generoso

Construir laços fortes oferecendo ajuda sem pedir nada em troca é uma característica típica de quem tem inteligência emocional, e é uma atitude linda. Experimente. 

9. Neutralizar pessoas “tóxicas”

O pessoal com quociente emocional bom sabe lidar com colegas e chefes difíceis. Saber identificar os sentimentos como frustração e raiva, e impedir com que eles se transformem em descontrole é essencial. Tentar respeitar o ponto de vista de uma pessoa “tóxica” e tentar encontrar soluções positivas para as duas partes é bem importante também. 

10. Não buscar a perfeição

Saber que a perfeição não deve ser o objetivo é o maior sinal da inteligência emocional. Alguns problemas são inevitáveis, então aprender com eles e seguir em frente é essencial. 


assana

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Thais julho 2, 2015 at 12:35 am

    Ótimo post! Realmente são dica muito úteis para tudo na vida!

  • Leave a Reply