Alimentação

Suplementos: Termogênicos e Queimadores de Gordura

junho 24, 2015

Fala galera, tudo bem? Como vocês já devem percebido, estamos fazendo vários posts tratando de suplementos alimentares, suas funções, mitos e verdades, etc. Os posts anteriores (clique aqui e aqui) tratam sobre o tema no geral. Já falamos, também, sobre o famoso Whey Protein (aqui, aqui e aqui)

Hoje vamos tratar de outro tipo de suplemento comumente consumido: os termogênicos ou queimadores de gordura. 

Quem quer diminuir o peso na balança e acabar de uma vez por todas a luta eterna contra os ponteiros dessa, há dois caminhos básicos: reduzir a energia ingerida (ou seja, diminuir o consumo de calorias), ou aumentar o gasto calórico com exercícios físicos e outras atividades. Alimentos que queimam calorias ao serem consumidos são chamados de termogênicos. (Já falamos sobre os termogênicos naturais AQUI). 

A matemática é simples para perder peso: gastar mais energia que consome. Isso pode ser por meio da redução da ingestão de alimentos ou aumentando o gasto calórico. Resistir às tentações pode ser muito difícil para algumas pessoas, então é mais fácil gastar calorias que deixar de consumi-las. Os termogênicos podem ajudar nesse quesito.

O que são os termogênicos em forma de suplemento?

Os termogênicos (ou queimadores de gordura), transformam as calorias provenientes da gordura corporal em energia. Eles mantêm o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia. Você consome mais energia fazendo as mesmas atividades, e isso ocorre por meio do aumento da temperatura corporal.

Os termogênicos geralmente contêm cafeína, sinefrina HLC e yohimbe.

Benefícios dos termogênicos:

Os termogênicos agem de forma bem rápida. O principal benefício é a queima da gordura e, assim, o emagrecimento. O consumo de termogênicos também reduz o apetite, dá mais energia para treinos, e, através da diminuição da gordura corporal, traz maior definição da massa muscular.

Como tomar os termogênicos:

O ideal é consumir os termogênicos entre 30 a 60 minutos antes do treino. No entanto, cada marca traz sua sugestão de ingestão, então confiram sempre a bula.

Efeitos colaterais:

Os termogênicos podem trazer alguns efeitos colaterais. Os efeitos dos termogênicos geralmente aumentam conforme a quantidade também é aumentada.

Os efeitos incluem:

  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Enjoo;
  • Arritmia cardíaca;
  • Aumento da pressão arterial;
  •  Agitação;
  • Falta de concentração.

Pessoas que possuem problemas cardíacos, diabéticos, dificuldades para dormir, entre outros, não devem ingerir substâncias termogênicas. O melhor é pedir a orientação de um profissional e fazer exames antes de começar a tomar. Através de exames é possível saber se os  termogênicos realmente são o melhor caminho para que você perca os quilos a mais.

Estudos a respeito do uso de termogênico

Segundo uma revisão de literatura publicada na Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, a ingestão de chá verde é capaz de aumentar 4% a mais do gasto energético em relação à cafeína na sua forma pura como, por exemplo, em forma de cápsulas.

Também, nesse mesmo estudo, houve uma redução no uso de carboidratos e uma elevação no consumo de lipídeos como fonte de energia. Acredita-se que esse melhor desempenho deva-se a presença das catequinas (substâncias que dão aquele sabor amargo ao chá) que atuariam em conjunto com a cafeína.


 

Referências Bibliográficas:

ALTERIO, Andreia de Almeida; FAVA, Daniela de Almeida Freitas e NAVARRO, Francisco. Interação da Ingestão Diária de Chá Verde (Camellia Sinensis) no Metabolismo Celular e na Célula Adiposa Promovendo Emagrecimento. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo.  2007.

LIBERALI, Anna Paula. Redução da gordura corporal em uma mulher praticante de Power Jump suplementada com cafeína: um estudo de caso. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. 2011.

RIBAS, Sabrina Ferreira. Cafeína no retardo da fadiga e melhora da performance. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. J010.


assana

 

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