Alimentação, Treino

Suplementos x Anabolizantes

junho 22, 2015

No post anterior nós explicamos o que são os suplementos alimentares. Hoje nós vamos tratar sobre um assunto comum: a diferença entre suplementos e anabolizantes. Os suplementos alimentares são comumente confundidos com anabolizantes por quem não entende muito bem do assunto.

Os suplementos servem para suprir necessidades nutricionais e possivelmente melhorar o rendimento das atividades físicas. Eles provêm de alimentos e seu consumo é comum entre praticantes de atividades físicas. É importante não confundir os suplementos (sejam eles proteicos, vitamínicos ou minerais), com anabolizantes. 

Os anabolizantes são utilizados para prevenir ou tratar doenças ligadas ao hormônio sexual masculino ou do crescimento. No entanto, o uso deles entre aqueles que buscam resultados rápidos e fáceis na academia tem aumentado significantemente. 

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo, 65% de jovens que frequentam academias utilizam suplementos. No entanto, pessoas que necessitam complementar a dieta de alguma forma, também fazem uso destes.

As substâncias presentes nos suplementos causam impacto no organismo, seja ele bom ou ruim. O consumo do produto não deve substituir refeições e nem servir como dieta exclusiva. Geralmente são vendidos como sendo benéficos, mas se consumidos em excesso, podem causar até a desregulação do sistema metabólico. Por isso a importância de sempre consultar um profissional antes de fazer uso de qualquer substância que não seja proveniente da alimentação em si.

Os anabolizantes, por sua vez, são derivados da testosterona, e podem ter análogos sintéticos do hormônio, então a composição de suplementos e de anabolizantes são completamente diferentes. Se utilizados sem indicação médica, os anabolizantes podem provocar a hipertensão, acne, problemas cardíacos, etc.

O Bem Estar fez uns diagramas que eu achei bem interessante compartilhar:

suplementos-anabolizantesparte1

Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/04/suplementos-alimentares-servem-para-suprir-necessidades-nutricionais.html

Eles também exemplificaram os efeitos dos anabolizantes e os tipos de suplementos através de diagramas:

suplementos-anabolizantestipos

Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/04/suplementos-alimentares-servem-para-suprir-necessidades-nutricionais.html

Antes de tomar qualquer tipo de suplemento ou anabolizante, consulte um profissional para não colocar em risco sua saúde!


assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply