Alimentação, Estilo de Vida, Musculação

Álcool atrapalha meus resultados?

junho 10, 2015

Um assunto que é discutido sempre no mundo fitness é se álcool vai atrapalhar os ganhos dos treinos. A resposta simples para esse questionamento é: sim. Consumir bebidas alcoólicas com regularidade fará com que seus resultados sejam prejudicados.

Veja só:

O álcool é bastante prejudicial, muito mais que as pessoas costumam acreditar. Se você busca um resultado bem significante, é melhor deixar de lado a cervejinha ou o chopp do final de semana, hein!

1. A síntese de proteína é prejudicada

Você provavelmente já ouviu dizer que para ganhar músculos, é necessário que seja realizada a síntese proteica. O consumo excessivo de álcool faz com que o processo seja prejudicado em até 20%. Os músculos são feitos de proteína, então imagina seus ganhos 20% piores.

2. Causa desidratação

Quando você bebe, seus rins são obrigados a filtrar grandes quantidades de água para poder quebrar e sintetizar o álcool, podendo provocar desidratação no corpo. A água é essencial para o processo de fortalecimento muscular, e estar desidratado pode causar um desastre. Os músculos, além da proteína, são formados por 70% de água.

3. Causa maior armazenamento de gorduras

Gente, o álcool em si (tirando tudo que compõe as bebidas alcoólicas), possui 7 calorias vazias por grama. Bebidas alcoólicas são extremamente calóricas, e não são nada nutricionais. Não há nada de positivo no consumo de alcóol. Ele também atrapalha o Ciclo de Krebs, que é o mais fundamental na queima de gordura corporal.

4. Reduz os níveis de testosterona e aumenta o estrogênio

Você sabia disso? Duvido! Bebidas alcoólicas farão com que seus níveis de testosterona diminuam e aumentam os níveis de estrogênio. Para mulheres, isso significa que a pouca quantidade de testosterona seja diminuída! A testosterona é essencial para o fortalecimento e crescimento muscular.

5. Prejudica as quantidades de vitaminas e minerais do corpo

Consumir bebidas alcoólicas provoca o consumo rápido de vitaminas A, C, Bs, cálcio, zinco e fósforo. Elas são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Sem elas, o crescimento muscular é prejudicado.

Quem convive comigo e com o João Paulo sabem que nós bebemos, sim. Apesar de termos evitado ao máximo consumir bebidas alcoólicas em grande quantidades e com frequência, nem sempre é possível e nós sabemos que será um sacrifício enorme deixar de beber totalmente. Por isso, sabemos que exigir isso aos nossos seguidores é, de certa forma, uma hipocrisia.

No entanto, se você busca ganhos significativos na academia quando se diz respeito ao crescimento muscular, deixe de lado o álcool!

Se for beber, beba MUITA água! Se alimente adequadamente com vitaminas, minerais e refeições ricas em proteína para minimizar os efeitos da bebida!


Referências Bibliográficas:

Suter PM. Is alcohol consumption a risk factor for weight gain and obesity? Crit Rev Clin Lab Sci. 2005.

Topstrup JS, Heitmann BL, Tjonneland AM, Overvad OK, Sørensen TI, Grønbaek MN. The relation between drinking pattern and body mass index and waist and hip circumference. Int J Obes (Lond). 2005.


assana

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