Aeróbico, Musculação, Treino

Treinar gripado pode?

maio 28, 2015

Essa semana eu estive extremamente gripada. Isso foi fruto de uma baixa imunológica (eu já estava pressentindo essa gripe há pelo menos uma semana), e um bendito ar condicionado no salão onde teve a recepção de um lindo casamento que fomos no final de semana. (#casamentotaissaefernando LINDO!).

Enfim, gripei. Gripei FEIO. Garganta ruim, tudo congestionado, tosse, a festa toda. O que eu fiz? Repousei. Primeiro porque eu sinceramente não tinha forças nem pra sair de casa pra trabalhar, quanto mais fazer um treino decente na academia. Mas isso levantou uma questão: dá pra treinar gripado? Vale a pena?

A resposta básica é: não. Não vale a pena treinar.

Exercícios físicos podem estimular o bom funcionamento do seu sistema imunológico. No entanto, treinos que demandam demais o corpo tendem a afetar negativamente as defesas do nosso corpo. Isso não é um problema num dia típico — seu corpo é desenvolvido para suportar esses estímulos. Mas se você for treinar com o organismo já debilitado, isso pode gerar consequências negativas, como piorar a gripe. Treinar gripado somente irá prolongar a gripe e prejudicar seus ganhos por mais tempo.

A indicação é REPOUSO e beber bastante líquidos, principalmente água. E, volto a dizer: REPOUSO.

Eu acredito que tenho ficado gripada por vários motivos, mas dentre eles, esse tempo doido, alta intensidade de treinos, e noites com pouco descanso. Resumindo, cansaço físico. Meu corpo gritou e eu ouvi: Ana Luiza, vá descansar! Repousar, sossegar! Eu tenho uma rotina extremamente intensa e corrida — meu dia precisava ter umas 35 horas pra eu poder realizar todos os meus compromissos e ainda por cima dormir o suficiente.

Está gripado? Não vá treinar. Escute seu corpo, ele precisa de um descanso de vez em quando.

Quando tiver melhor um pouco, pode voltar aos treinos com atividades moderadas como 30 minutos de caminhada.


Referências Bibliográficas:
E. Randy Eichner, M.D. DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS EM ESPORTES COMPETITIVOS. SPORTS SCIENCE EXCHANGE. 1995.


assana

 

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2 Comments

  • Reply Thaís maio 28, 2015 at 9:47 pm

    É, eu tava pensando se com esse meu princípio de gripe deveria ir treinar hoje e amanhã… realmente acho que não vou. Vou deixar o corpo se recuperar (porque ainda nem sei se será uma gripe “daquelas” ou é só um resfriado…) e depois retomo! 😉

    • Reply forcafocofitness junho 1, 2015 at 6:14 pm

      Isso aí! É melhor escutar o corpo e não forçar demais! Melhoras, tomara que não seja nada demais e que você consiga voltar logo!

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