Alimentação, Estilo de Vida

Ritual de Preparação de Comida Para a Semana

Maio 26, 2015

Já ouviu dizer que planejamento é a chave para o sucesso em termos de reeducação alimentar? Quando eu iniciei a jornada de levar um estilo de vida mais saudável, eu sabia que eu teria que preparar refeições saudáveis e mudar meus hábitos. No entanto, eu acreditava que simplesmente preparar minhas refeições na noite anterior seria o suficiente para realizar essa reeducação com sucesso.

Com o passar do tempo, descobri que não é bem assim. Quando eu deixo para preparar apenas as refeições do dia seguinte apenas na noite anterior ou no mesmo dia, eu acabo perdendo tempo (porque toda noite eu teria que me dedicar a isso), e também poderia acabar por esquecer de alguma refeição ou não querer uma das que eu já tinha preparado.

Como que eu solucionei esse problema? Agora eu tiro um dia na semana (geralmente domingos) para preparar várias comidas saudáveis para a semana inteira. Preparo frango, hambúrgeres fit (tem receita no Instagram), peixe, etc. e também várias opções de legumes e folhas. E de carboidrato eu costumo variar entre as opções mais viáveis, como arroz integral, macarrão integral ou batatas doces e mandiocas. Como eu preparo uma lista bem variada de alimentos, é possível montar pratos diversos e bem saudáveis sempre que for necessário. O que eu perceber que não irei consumir, eu congelo. Simples assim.

O segredo por trás de uma alimentação saudável é PENSAR MENOS. Ter que tomar menos decisões. Quanto mais fácil os alimentos saudáveis estiverem a seu alcance, mais fácil será optar por eles e não cair em tentação com as besteiras do dia-a-dia.

Aqui vai o meu ritual de domingo, mas pode ser realizado sempre que você tiver um tempinho livre.

  • Sempre planeje sua rotina com antecedência e se baseie nisso.
    Quais desafios poderão surgir? Em quais momentos você precisará de uma preparação especial com antecedência? Quando você terá mais tempo livre?
  • Invente um cardápio para alguns dias.
    Não precisa ser nada muito elaborado não. Apenas veja o que irá precisar para a semana que está por vir para poder se organizar.
  • Crie uma lista de supermercado baseada nesse cardápio da semana seguinte.
    Isso irá te ajudar a ser o mais eficiente no supermercado e menos tentado a comprar coisas inúteis ou fora da dieta.
  • Corre para o supermercado.
    Compre as coisas que irá precisar para o restante da semana. Considere pegar algumas coisinhas “extras” caso aconteça alguma emergência, mas só coisas saudáveis, hein! As opções podem ser snacks de soja (cuidado com o sódio!), barras de proteína ou de cereais (cuidado com as composições também!), castanhas, iogurtes lights, etc.
  • Quando voltar pra casa, comece a preparar e cozinhar.
    Cozinhe uma quantidade boa de proteína magra, como peito de frango, por exemplo. Ao invés de grelhar apenas um peito de frango, grelhe vários e separe em porções. Não se esqueça de lavar e preparar quaisquer verduras e legumes que tenha comprado pra não correr o risco de ficar com preguiça posteriormente.

Dicas: grãos integrais geralmente demoram muito para cozinhar. Uma dica é deixa-los de molho em água durante a noite. No outro dia cozinharão rapidinho!

Outra dica é lembrar que grelhar 1 peito de frango demora o mesmo tanto que grelhar 3, 4 peitos de frango. Lembrar-se disso pode significar uma economia de tempo enorme!


assana

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2 Comments

  • Reply Thaís Maio 28, 2015 at 9:51 pm

    Ah, essas dicas são ótimas mesmo! Pena que eu não tenho congelador em casa… o dia que eu tiver uma geladeira com um congelador será perfeito!!! 🙂

    • Reply forcafocofitness junho 1, 2015 at 6:14 pm

      Verdade! Facilita muito a organização! :*

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