Estilo de Vida, Treino

Treino fracionado pode te ajudar a não desistir!

Maio 12, 2015

Você é daquelas pessoas que sempre fugiu de aulas de educação física no colégio e quando percebeu que precisava realizar atividades físicas para manter a saúde quis desistir antes mesmo de começar? Saiba que o treino fracionado pode te ajudar a não desanimar.

É comum ver as pessoas dando desculpas para não ir treinar. Seja porque tá calor demais ou frio demais, chovendo ou não, se trabalhou pesado durante o dia ou se ficou em casa. É comum, também, que as pessoas tenham preguiça de sair de casa para deslocar até uma academia ou um local de treino.

O tempo mínimo indicado para o corpo humano se acostumar com uma rotina de treino e sentir falta dele é em torno de 3 meses. No entanto, é as pessoas comumente desistem da academia em menos tempo. Pesquisas recentes indicam que fracionar o treino pode trazer benefícios similares a um treino intenso uma vez só no dia, por exemplo.

Alguns estudos recentes vêm demonstrando que sessões de exercícios curtas e cumulativas durante o dia são tão benéficas quanto períodos longos e isolados de treino. Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas de Estilo de Vida Saudável da Universidade do Estado do Arizona (EUA), mostrou que o treino dividido em três sessões curtas por dia foi significativamente mais eficiente que uma sessão única de meia hora para controlar a pressão arterial.

Ainda que o estudo ainda não seja o suficiente para provar que os treinos divididos são realmente mais eficazes em todas as situações, ele indica que é possível ajustar a rotina para praticar exercícios e ter benefícios ainda assim.

Então, ao invés de praticar meia-hora de exercícios na academia, por exemplo, fracione essas atividades suas em sessões mais curtas de 10-20 minutos várias vezes durante o dia. Para quem não gosta mesmo de treinar, isso pode apresentar uma alternativa para manter o pico até começar a sentir necessidade de treinar e para superar a preguiça.

Escolha sua atividade de acordo com seus gostos pessoais. Nem todo mundo gosta de “puxar ferro”, mas gosta de correr ou de praticar treinos funcionais. Há outras opções como pilates, yoga, crossfit, etc.

Também não se esqueça que resultados significativos e duradouros demoram a aparecer. Todo progresso é gradual, então não vale desanimar só porque não viu resultados em um curto período de tempo. Pense na sua luta e no seu progresso e que há uma mudança constante e bem sutil. Para ajudar, tire uma foto logo que iniciar as atividades físicas, e algumas semanas depois tire umas fotos comparativas. Você verá que os resultados estão lá, ainda que não sejam gritantes.


Referências Bibliográficas:

Effects of fractionized and continuous exercise on 24-h ambulatory blood pressure. Bhammar DM1, Angadi SS, Gaesser GA. School of Nutrition and Health Promotion, Healthy Lifestyles Research Center, Arizona State University, Phoenix, AZ. 2012.


assana

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3 Comments

  • Reply thais Maio 18, 2015 at 4:43 pm

    Realmente tem vezes que é um saco ir para a academia ou treinar na rua… mas o foco e a força de vontade (que são difíceis de encontrar, muitas vezes) são essenciais para que aquela vontadezinha de treinar apareça mesmo nos dias de frio com chuva!

    • Reply forcafocofitness Maio 19, 2015 at 1:24 pm

      Pois é! O mais importante é não desistir! Nem todo dia é possível treinar, mas nem por isso devemos desistir de correr atrás de nossos objetivos! É saber escutar o que o nosso corpo pede! E deixar de lado a preguiça, claro! 🙂 Obrigada pelo comentário Thais!

  • Reply Daniela setembro 14, 2016 at 4:40 pm

    Acho que uma dica muito importante e que funciona comigo é não se pesar, pq é um muito frustrante se matar e malhar e ver que nada está acontecendo, mas está só que demora então não se pese e se baseie no que vc vê no espelho, nas roupas mais largas nos contornos do corpo e não na balança. Eu emagreci 15 quilos só me exercitando em casa e estudando sobre alimentação cada dia é uma luta e uma vitória e vale muito a pena

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