Musculação, Treino

Atividades Físicas para Gestantes

Maio 8, 2015
Quando se fala em atividade física para gestantes, ainda existem inúmeras dúvidas sobre os benefícios ou malefícios que essa atividade pode trazer. Até relativamente pouco tempo atrás se imaginava que a gestante não poderia praticar nenhuma atividade física. Atualmente, o que se sabe hoje é que a atividade física é totalmente recomendada para as gestantes, principalmente nos primeiros dias de gravidez.

A atividade física para as gestantes vai melhorar o desenvolvimento do feto, vai proporcionar o desenvolvimento pélvico da gestante ajudando a mesma a se adaptar ao novo peso que será adquirido, e a estrutura pélvica que ajudará até mesmo na hora do nascimento.
A atividade física bem acompanhada por um profissional de educação física e um médico é de extrema importância.
No entanto, a gestante deve tomar alguns cuidados ao praticar atividades físicas. Os exercícios que devem ser evitados são: exercícios que desloquem muito o centro de gravidade, no segundo trimestre evitar exercícios em posição supino ou de barriga para cima, não realizar exercícios isometricos ou em apneia e a hidratação é muito importante.
No terceiro trimestre da gestação deve-se praticar exercícios preferencialmente sentados ou em decúbito lateral, respeitando a capacidade física de cada gestante. Deve-se evitar a falha concêntrica momentânea, para assim evitar maior ativação do sistema nervoso simpático.
Para essas futuras mamães, é bom trabalhar o assoalho pélvico, buscando o seu fortalecimento para ajudar a gestante no momento do nascimento e também para as mudanças que acontecerão em seu quadril. O treinamento resistido deve ser aumentado de maneira contínua e respeitando as capacidades físicas de cada gestante e o treinamento deve ser preferencialmente realizados em máquinas, trazendo assim mais segurança na execução dos movimentos.
O acompanhamento destas atividades devem ser de proximidade com os profissionais de educação física e profissionais específicos, pois em qualquer momento de alteração de condicionamento desta gravidez, o treino deve ser modificado e se a gestante entrar em algum momento em uma gravidez de risco, a atividade deverá ser totalmente evitada. Devem ser observados vários aspectos da gestante. Se esta apresentar algum tipo de sangramento ou liberação de líquidos, o médico tem que ser notificado.
Não há porque ter receio de praticar essas atividades não, viu pessoal! Basta ter um bom acompanhamento.

Referências Bibliográficas:

  • SMA statement, 2002; ACOG, 2003; LIMA & OLIVEIRA, 2005; BOMBASSARO et al, 2008
  • ACOG. Guidelines of the American College of Obstetricians and Gynecologists for exercise during pregnancy and the postpartum period. Br. J. Sports Med. 2003.

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