Aeróbico, Estilo de Vida, Treino

Força Foco Fitness Explora: Lagoa da Pampulha

Maio 4, 2015

Hoje viemos com mais uma edição do Força, Foco, Fitness Explora. Dessa vez, visitamos a famosa Lagoa da Pampulha aqui em BH. A Lagoa da Pampulha é conhecida em BH por quem ama praticar atividades ao ar livre por ser um lugar com uma estrutura bacana para poder correr, andar de bike, caminhar, andar de skate, etc. As opções de atividades físicas são inúmeras!

A orla da lagoa conta com aproximadamente 18km. É localizada em um dos poucos locais de BH que é plano, o que facilita a prática de diversas modalidades. Lá na lagoa é possível visitar um dos cartões postais de BH: a Igrejinha da Pampulha. Próximo à orla estão os estádios Mineirão (que participou recentemente da Copa do Mundo), e o Mineirinho, que será local de realização de alguns jogos das Olimpíadas.

IMG_2273

Ao redor da lagoa há diversas opções de bares e restaurantes, desde bares chiques até os mais simples, locais para tomar sorvete e tomar sucos saudáveis, etc. Nos dias de maior movimento (principalmente aos finais de semana), há vários carrinhos de água de coco e outras opções de lanches rápidos (mas não tão saudáveis), como cachorros quentes e chips.

IMG_2265

Nós fomos no domingo dia 03/05 e chegamos lá aproximadamente 10h da manhã. A orla estava abarrotada de gente fazendo tudo quanto é atividade física, e fomos ao encontro da Mariana, que participaria do passeio com a gente. Eu optei por caminhar com a Mari e colocar o papo em dia, e o João Paulo preferiu pegar a bike e dar a volta completa na lagoa. 

IMG_2267

O passeio foi bastante agradável, mas chegamos a algumas conclusões. Primeiramente, a revitalização da Pampulha prometeu melhorar o aspecto de esgoto da Lagoa, e quanto a isso, não teve muita melhoria. Não sei ao certo o que foi feito, mas a lagoa ainda tem aquele mau cheiro que todos conhecem bem. Além disso, há muitas capivaras e outros animais que podem acabar até atrapalhando um passeio. Belo Horizonte conta com pouquíssimos espaços para realizar atividade física ao ar livre e com segurança. Devido a isso, a orla da lagoa fica MUITO cheia em determinados dias e horários. Aos domingos e por volta do horário em que decidimos ir, principalmente. Isso torna a prática de ciclismo ou até corrida um pouco complicadas.

IMG_2275

Pra quem quer andar de bike, a Prefeitura de Belo Horizonte em conjunto com o Itaú, disponibilizou, através de seu programa Bike BH, diversos pontos com bicicletas para poder utiliza-las de modo gratuito. As Bicicletas do Pedala BH estão disponíveis em Estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade, caracterizando-se com uma solução de meio de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas nos centros urbanos. No entanto, em alguns trechos do percurso de 18km é necessário que os ciclistas transitem em ciclovias que são mal sinalizadas e um tanto quanto perigosas. Em outros trechos, pessoas caminham com animais de estimação ou andam em local inadequado, o que acaba atrapalhando quem está de bike.

IMG_2269

No entanto, apesar do intenso movimento e de alguns eventuais incômodos (como pessoas passeando com cachorros no meio da pista de ciclismo, por exemplo), é possível realizar um passeio bacana ao ar livre lá na Pampulha. Nossa nota para a Lagoa da Pampulha foi de 8.5/10, por causa do intenso movimento e estrutura bem mais ou menos para quem deseja andar de bike. O local é o mais popular de BH para a realização de atividades ao ar livre.

Endereço da orla: Avenida Otacílio Negrão de Lima


assana

You Might Also Like