Alimentação, Estilo de Vida, Treino

Dicas para iniciar a Reeducação Alimentar

Abril 28, 2015

Muitas pessoas me perguntam como iniciar uma reeducação alimentar. Não há resposta 100% certa, mas aqui vão algumas dicas que podem ajudar (dedico esse post ao meu ex-instrutor de auto-escola, Giuliano!)

  1. Saiba o por quê de você iniciar essa jornada. É difícil demais iniciar uma mudança sem saber o porque dela. Se você pretende iniciar a luta da reeducação alimentar, saiba quais os seus motivos. Seja para melhorar a saúde ou então porque o médico recomendou, a mudança tem que ser POR VOCÊ, PARA VOCÊ. Não pense em iniciar uma nova rotina só porque suas amigas estão fazendo isso ou porque o corpo “da moda” é diferente do seu. Faça isso porque você quer melhorar seu estilo de vida e não porque os outros querem que você o faça.
  2. Já que toquei no assunto: Você que está começando a reeducação alimentar ou então a mudança de estilo de vida, não exagere logo de cara. Nenhuma mudança radical é sustentável, e muitas vezes não é saudável. Estipule metas possíveis e realizáveis. Comprar alimentos saudáveis para lanchar, diminuir gradativamente a quantidade de besteiras, etc.
  3. Agora que iniciou, evite ao máximo pular refeições. Na correria do dia-a-dia é difícil mesmo comer de 3 em 3 horas, mas esse é o ideal para que seu metabolismo continue funcionando perfeitamente. Pular uma refeição faz com que você extrapole na refeição seguinte, já que a fome será bem maior. As refeições devem ser equilibradas nutricionalmente, sem ser radicais.
  4. Comece fazendo trocas inteligentes. Evite as massas brancas – prefira as integrais. Alimentos integrais auxiliam no controle da glicemia, fazendo com que você tenha uma sensação maior de saciedade por mais tempo. Prefira os queijos brancos e evite os mais calóricos, como provolone, parmesão, gorgonzola, prato ou mussarela. Troque esses queijos por ricota, minas frescal e cottage. Embutidos não são muito bacanas, mas no início pode troca-los por peito de peru ou peito de chester. Troque carnes gordurosas por cortes magros, e prefira peito de frango, filé de peixe ou cortes magros de carnes bovinas ou suínas.
  5. Alie essa dieta nova com exercícios físicos. Procure fazer pelo menos 30 minutos de atividade leve a moderada por dia no início, para sair do sedentarismo. Se procurar uma academia, procure orientação profissional. Se você já treinou e quer reiniciar, não tente recuperar o tempo perdido nos primeiros dias. Comece leve e vá aumentando a carga gradualmente.
  6. E por último, não abra mão de tudo! O segredo de um estilo de vida saudável é o equilíbrio. Abrir mão de tudo só fará com que você se frustre mais frequentemente. O ideal é não extrapolar, mas também não abolir tudo da sua alimentação e do seu cotidiano!

    assana

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