Treino

O que são Artes Marciais e quais os seus benefícios?

Abril 13, 2015

As artes marciais são oriundas originalmente do Japão e foram desenvolvidas e aprimoradas por grandes guerreiros. A doutrina das artes marciais é baseado na sabedoria, conhecimento corporal, técnicas de lutas corporais, e disciplina. Poucas atividades físicas são tão completas quanto às lutas. Além de melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora, esses exercícios relaxam, aumentam os reflexos e ainda são capazes de transmitir aos praticantes conceitos de hierarquia, concentração e disciplina.

O maior foco das artes marciais é o respeito por aqueles que conhecem a arte e passarão este conhecimento a quem procura aprender, ou seja, uma maior noção de hierarquia. Estes que detêm o conhecimento são chamados de Mestres. O respeito a estes mestres demostra o controle e a disciplina do praticante ao obedecer os mandamentos e ensinamentos. Esse aprendizado é extremamente positivo no dia a dia porque proporciona um maior auto controle para lidar com as situações que possam causar estresse ou até um descontrole emocional. Geralmente, o praticante de artes marciais não é uma pessoa irritada, que procura arrumar brigas e discussões por situações corriqueiras.  A arte marcial trás para os seu praticantes o controle geral de sua vida.

A arte marcial faz bem para a saúde mental e física de seus praticantes, e pode ser ser praticado por todos. Existem diversas modalidades de artes marciais, mas a que eu, João Paulo, pratico é o Jíu Jitsu. O Jiu Jitsu é a arte de dominar os oponentes por imobilizações aplicadas.

O Jiu Jitsu é um dos poucos esportes em que uma pessoa menor e mais fraca pode ganhar de um oponente mais forte.  Geralmente as aulas duram cerca de uma hora, que é dividida entre ensino de novos movimentos e lutas entre alunos.

Para todas as idades apresenta qualidade respiratória aumentada conforme os exercícios vão se intensificando. A musculatura é trabalhada como um todo, facilitando maior fortalecimento e o torneamento do corpo. A autoconfiança e a resistência também são favorecidas. Crianças devem iniciar a partir de 5 anos, e a coordenação motora é uma das maiores beneficiadas. A disciplina e o estilo de vida saudável também são estimulados. Para os idosos, o maior benefício é a melhora do raciocínio, da musculatura e da capacidade respiratória. Mas, se a pessoa foi sedentária por toda a vida, a prática é contra indicada, em razão do risco de lesões, e este deve ser acompanhado por profissionais para iniciar atividades de acordo com suas capacidades e possibilidades.

Com essa introdução, temos o prazer de introduzir a nova parceria do blog, que é a Academia Budokan de Jiu Jitsu, localizada aqui em Belo Horizonte na rua Ubá 511, bairro Floresta. Telefone de contato: (31) 3421 1230. Eles possuem turmas de manhã, à tarde, e à noite!


assinaturanosdois copy

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply