Alimentação

Tofu: o que é e quais os seus benefícios

abril 2, 2015

Essa semana eu postei uma foto no Instagram e trouxe para o estágio o tal do “tofu”. Várias pessoas me perguntaram o que é isso, pra que serve, de onde vem, quais os benefícios, etc. Então, resolvi dedicar um post para essa maravilha que poucos conhecem. Conheci o tofu quando eu ainda morava nos EUA. Minha mãe, que sempre foi de se alimentar bem (e, consequentemente, NOS alimentar bem), foi quem me apresentou o tofu pela primeira vez. (beijos, mãe!).

O tofu é um tipo de queijo feito à base de soja, rico em nutrientes e é um ótimo complemento alimentar, principalmente para os adeptos do vegetarianismo. Também é rico em proteínas e minerais, como cálcio, ferro e fósforo.

O tofu tem poucas calorias — cerca de 70 calorias a cada 100g, e possui teor baixíssimo de gorduras (quase não há). É uma ótima opção para quem busca perder peso de forma saudável. Ele também não possui lactose, então intolerantes podem usar e abusar! Além disso, o tofu é uma fonte de proteína tão boa quanto à carne vermelha – de 100 gramas de tofu, 12% é proteína, enquanto a quantidade na mesma medida de carne vermelha é de 16% a 20%.

Esse “queijinho” de soja não tem sabor forte, então pode ser usado em receitas das mais diversas. Se temperado como uma carne, ele fica com sabor de carne. Pode ser utilizado como complemento de saladas, recheio de salgadinhos, Pode ser grelhado, assado, cozido, amassado, fatiado, enfim, não há limites para o que pode ser feito com o tofu!

IMG_1555

Eu, particularmente, amo! Eu estava enjoando de comer frango todo dia, e foi uma ótima alternativa para variar um pouco o cardápio!


assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply