Alimentação

8 Alimentos que podem sabotar sua dieta

Março 31, 2015

Existem, hoje, várias opções saudáveis no mercado a serem exploradas. De frutas até carnes de cortes magros, a pletora de alimentos saudáveis é gigantesca para quem quer iniciar ou manter uma reeducação alimentar. No entanto, algumas opções “saudáveis” podem estar sabotando a sua perda de peso. Os alimentos não deixam de ser saudáveis, mas podem ser extremamente calóricos se forem consumidos em quantidades erradas. Vamos lá:

  • Frutas:
    Mas, Ana, como é que frutas podem estar nessa lista? Todo mundo recomenda frutas! Sim, frutas são fonte de vitaminas e minerais essenciais à saúde. No entanto, algumas frutas podem ser extremamente calóricas, e o consumo diário aconselhável é em torno de 3 a 5 porções diárias, no máximo. É importante, também, cuidar para que o consumo delas seja predominantemente durante o dia, e evitar consumi-las à noite. Frutas são ricas em frutose, um monossacarídeo de rápida absorção. É uma excelente fonte de energia antes do treino, mas essa energia não é necessária antes de dormir.

PS: Essa dica serve, também, para sucos de frutas naturais. Sucos costumam vir com açúcar, ou se não tiver acréscimo de açúcares, o suco é a frutose sem as fibras da fruta, fazendo com que sua absorção seja ainda mais rápida.

  • Granola:
    Um ótimo acompanhamento para frutas, geralmente esse queridinho da reeducação alimentar contém grandes quantidades de açúcar. A granola é excelente para proporcionar uma saciedade maior devido ao mix de cereais, frutas secas e castanhas, mas é importante que a granola seja ingerida em quantidades controladas. Evite, também, consumir granola à noite (a não ser que seja como pré-treino). Prefira, também, as versões sem açúcar.
  • Mel:
    O mel é outro acompanhamento comum das frutas. O mel faz muito bem para a saúde. Possui vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas. Possui propriedades anti-inflamatórias, ajuda na cicatrização. O mel pode ser utilizado como substituto para o açúcar branco. É importante ressaltar que ele é extremamente calórico, possuindo 50 calorias em uma colher de sopa. Se consumido em excesso, pode sabotar sua dieta.
  • Acréscimos em Saladas:
    A salada é uma excelente opção para acompanhar pratos e ajudar na saciedade. No entanto, temperos de saladas como molhos prontos, azeites, queijos, azeitonas, e aquelas torradinhas (croutons) podem ser extremamente calóricos e gordurosos.
  • Abacate:
    O abacate é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, que reduzem o colesterol, contribuindo para a perda de peso. O abacate também estimula a ação do GH, que é o hormônio do crescimento. No entanto, o abacate, apesar de suas propriedades positivas, é extremamente calórico e gorduroso (ainda que estas gorduras sejam boas).
  • Açaí:
    A fruta é sucesso entre pessoas ávidas por atividades físicas. Ela é ótima para se refrescar e é rica em nutrientes como cálcio, ferro e vitamina B1. O problema é que a frutinha gostosa é extremamente calórica também. Uma tigela de açaí contém cerca de 300 a 500g, e 100g de açaí tem cerca de 248 calorias. Se juntar com mais os acréscimos de frutas, mel e granola, fica muito pior o estrago. O ideal é consumir o açaí puro, e em pequenas quantidades.
  • Comida Japonesa:
    Muitas pessoas acreditam que comida japonesa, por ser composta, por alga, vegetais e frutos do mar, é saudável. Mas não se enganem: a base da comida japonesa é o arroz. Ainda têm as versões fritas. O sushi em si não é extremamente calórico, mas se comer muitos, pode se tornar uma refeição calórica.
  • Barrinhas de cereais:
    Já foi dito aqui antes, mas vale a dica novamente: barrinhas de cereais são ótimas alternativas para lanches intermediários. No entanto, é necessário olhar a composição e os valores nutricionais das barrinhas. Uma barra contém, em média, 100 calorias, então não devem ser ingeridos à vontade. As barrinhas que contêm chocolate são ainda mais calóricas, e costumam possuir um teor alto de gorduras.

Não é necessário excluir nenhum alimento da dieta, no entanto, é essencial que sejam consumidos nas quantidades certas!


assana

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