Estilo de Vida, Musculação

Anticoncepcional x Hipertrofia

março 24, 2015

Gente, o post de hoje é um que eu tive que pesquisar bem antes de publicar. É um assunto pouco discutido no mundo fitness, mas é um que eu já tinha ouvido falar e quis me aprofundar. Basicamente: o uso de contraceptivos (anticoncepcionais) pode estar prejudicando seus ganhos provenientes de treinos.

Eu ia levantar, primeiramente, o assunto de esteroides anabolizantes sintéticos aqui no blog, mas esse assunto, é, definitivamente, muito mais do meu interesse, rs. Mas então preciso fazer uma breve explicação. Testosterona é o principal hormônio ligado ao ganho de massa muscular. Esse é um hormônio produzido naturalmente tanto pelos homens quanto pelas mulheres. Ele estimula, também, o metabolismo, auxiliando na queima de gordura como fonte de energia. A falta dele pode provocar a perda de massa muscular, perda de força, acúmulo de gordura corporal, indisposição e perda do desejo sexual. Se os níveis de testosterona do corpo não estiverem equilibrados, este pode ser um fator limitante para o ganho de massa muscular.

Sabendo disso, também é importante saber que há, além da testosterona, dois outro hormônios: a progesterona e o estrogênio.

Primeiramente, vamos a uma análise rápida do ciclo menstrual feminino. Para quem não entende, basicamente é o seguinte: o ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação e dura aproximadamente 28 dias. Durante esse período, o corpo prepara o útero para a concepção, ocorrendo nesse meio tempo a famosa “ovulação”. Esse momento ocorre em torno do 14º dia do ciclo. Nesse período, ocorre o pico dos hormônios sexuais estradiol e testosterona. Há um aumento do desejo sexual, os níveis de energia são melhorados e há uma melhoria no foco mental e humor. Após a ovulação, há um aumento da progesterona, outro hormônio sexual. Se a concepção ocorrer, esse pico se mantém. Caso contrário, ocorre a menstruação.

Para quem não pretende engravidar por agora, geralmente é indicado o uso da pílula anticoncepcional, compostas geralmente por estrogênio e progesterona sintéticos. Estas devem ser tomadas para suprimir a ovulação e engrossar o muco cervical, impedindo, assim, que o esperma alcance o ovário.

Mas, Ana, como isso pode ser prejudicial ao ganho de massa? Simples! Com esse processo todo, o pico comum de testosterona não ocorre! Surge aí o problema, então. Os hormônios encontrados nos anticoncepcionais são sintéticos e não são transportados pelas globulinas (proteínas no sangue), ficando disponíveis nos tecidos. Desta forma, fazem com que o fígado produza mais globulinas e aumente a captura dos hormônios que não são sintéticos, tornando-os indisponíveis. Da mesma forma, as globulinas transportam testosterona, e na presença de hormônios sintéticos, haverá uma quantia menor de testosterona disponível, assim nos privando ganho de massa muscular, dentre outros benefícios da testosterona.


Referências Bibliográficas:

Associations among Oral Estrogen Use, Free Testosterone Concentration, and Lean Body Mass among Postmenopausal Women . JCEM 2000

  The effect of combined oral contraception on testosterone levels in healthy women: a systematic review and meta-analysis. Zimmerman Y, Eijkemans MJ, Coelingh Bennink HJ, Blankenstein MA, Fauser BC. Hum Reprod Update. 2014


assana

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply cleyton Martins de Almeida julho 2, 2015 at 4:55 pm

    Isso também vale para a perlutan (anticoncepcional ingetavel)?
    R9

    • Reply forcafocofitness julho 3, 2015 at 2:32 pm

      Olá! Não sei responder isso com propriedade. Melhor consultar com um ginecologista 🙂

  • Reply Gezebel Souza novembro 23, 2015 at 10:46 pm

    Olá! Então tomando anticoncepcional não é possível ter um físico bonito com a musculação ou a uso apenas dificulta mais os resultados, ou seja, mantendo uma boa dieta e bons treinos, mas tomando anticoncepcional é possível chegar a resultados satisfatórios?

    • Reply forcafocofitness novembro 26, 2015 at 11:27 am

      Olá Gezebel! O anticoncepcional, comprovadamente, dificulta um pouco os ganhos em caso de mulheres. Mas, com treino e dieta, mesmo tomando anticoncepcional, é possível ter ganhos positivos, sim!

  • Reply Domi fevereiro 25, 2016 at 9:43 pm

    Oi, você sabe me dizer o efeito que a pílula do dia seguinte tem em relação à hipertrofia? A ingestão de 1 pilula poderia atrapalhar os ganhos de muito tempo?

    • Reply forcafocofitness fevereiro 26, 2016 at 12:12 pm

      Olá Domi. Não sei te responder. Esse tipo de pergunta é melhor fazer ao seu ginecologista! 🙂

    Leave a Reply