Alimentação

Glúten: um grande vilão?

março 20, 2015

Gente, essa semana minha irmã mais velha (beijos pra ela) veio me contar, toda triste, que minha sobrinha tinha desenvolvido alguma alergia de pele e que o médico sugeriu que isso poderia ser fruto de uma espécie de alergia a glúten. Minha irmã, quem mais criticava essa “modinha” de não comer glúten, teria que mudar alguns hábitos por causa da minha sobrinha. Mas será que o glúten é vilão mesmo?

Me dei conta que eu não sabia nada sobre glúten. Sabia que várias pessoas cortavam a ingestão de glúten. Sempre via em embalagens diversas que os alimentos não contêm glúten, mas eu nunca parei para refletir sobre isso. O que é o famoso glúten? Pra que serve? De onde veio? (Domingo, no Fantástico… hahahaha brincadeira). Eu vou explicar.

O glúten nada mais é que um tipo de proteína encontrada na maioria dos cereais como trigo, aveia e centeio. Muitas pessoas que cortaram o consumo de alimentos que contêm glúten afirmam que isso favoreceu o emagrecimento. Isso não é por causa da não-ingestão do glúten. Na verdade, os alimentos que contêm glúten geralmente são ricos em carboidratos. Se deixar de consumir estes, portanto, a pessoa emagrecerá por não estar consumindo carboidratos, e NÃO por causa do glúten.

As pessoas que realmente precisam retirar o glúten da dieta são os celíacos e as pessoas que possuem algum tipo de intolerância ou alergia ao glúten. Pessoas que têm alguma restrição para com o glúten acabam tendo algumas inflamações no intestino e outros sintomas, como o aparecimento de irritações de pele (como no caso da minha sobrinha, por exemplo).

Aqueles que não têm intolerância e cortam o glúten das dietas dizem apresentar menos inchaço. Segundo alguns nutricionistas, isso ocorre porque ocorre a redução da produção de substância inflamatórias no intestino, reduzindo edema. No entanto, retirar o glúten da dieta geralmente implica numa ingestão menor de fibras.

Aqui vão alguns mitos e verdades sobre o glúten:

Verdade – Remédios têm glúten. Segundo a nutróloga, a proteína está presente em alguns medicamentos. Por isso, quem tem a doença celíaca deve ler a bula de qualquer remédio antes de consumi-lo.

Verdade – Intolerância não tem idade para se manifestar. A doença celíaca pode aparecer em qualquer fase da vida e em ambos os sexos.

Mito – Quem corta o glúten se sente melhor. Os alimentos que contêm glúten também são fontes de outros nutrientes importantes, como vitamina B e ácido fólico. O glúten só faz mal aos que são intolerantes ou alérgicos.

Verdade – Alimentos sem glúten são facilmente encontrados no mercado. Atualmente há uma infinidade de produtos destinados aos celíacos. Eles têm um valor diferenciado e, para quem não tem intolerância, seu consumo não faz diferença no dia a dia.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas!


assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply