Alimentação

Pão integral é de fato integral?

março 18, 2015

Uma leitora ontem me indicou esse tema para o blog. (Aliás, não me lembro se foi leitora ou leitor, nem quem foi.. se manifeste, pessoa!). De qualquer forma, eu achei um tema super interessante e legal de trabalhar. Esse é um dos pontos que eu sempre levantei lá em casa e que sempre fiz questão de tomar nota quando no supermercado.

Quem não gosta de pão, né? Eu AMO. E é por isso que eu não quis elimina-lo completamente da minha alimentação. No entanto, eu sei que pães brancos são repletos de farinha branca que não é nada amiga na dieta. Dou preferência, então (e indico que façam o mesmo), a pães integrais. Esses possuem alto teor de fibras, proporcionando uma digestão mais lenta e saciedade maior por mais tempo.

Com a diversidade imensa de pães oferecidos no mercado, é fácil se deixar levar por rótulos bonitos e tentadores. Mas se cuidem! Pães que se dizem integrais muitas vezes não são: muitas vezes possuem muita farinha branca ainda! É preciso, então, analisar bem os rótulos.

Qual a diferença entre farinha branca (refinada) e a farinha integral?

A farinha branca, ou refinada, passa por um processo de refinamento em que os grãos são moídos bastante, fazendo com que suas fibras também sejam moídas. Já a farinha integral é melhor preservada, e, portanto, suas fibras também.

A primeira dica que eu dou é: analise os ingredientes no rótulo. De acordo com a Anvisa, a ordem dos ingredientes no rótulo está de acordo com a sua quantidade na receita, em ordem decrescente. Ou seja, o ingrediente mais utilizado será o primeiro do rótulo. Para saber se o pão é realmente integral ou não, é necessário que esse primeiro ingrediente seja “farinha integral”. A “farinha de trigo fortificada com ferro, etc” que aparece frequentemente NÃO é farinha integral, viu gente!

Outro ponto a ser levado em questão é que nem sempre a quantidade de carboidratos é indício que o alimento é prejudicial à dieta. O importante mesmo é analisar a composição dos produtos que você irá consumir. Evite alimentos com muito sódio ou gorduras ruins.

Peguei dois exemplos:

Esse pão NÃO é integral.

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Esse pão É integral.

Captura-de-Tela-2013-04-23-às-21.41.36Espero que isso ajude um pouco, e que esclareça bem algumas dúvidas!


Imagens retiradas do Blog da Mimis. 


assana

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