Alimentação, Estilo de Vida

Como diminuir a oleosidade da pele

março 2, 2015

Bom, pode parecer um tema que não tem absolutamente nada a ver com o blog, mas eu juro que tem tudo a ver! Eu conheço muita gente que sofre de excesso de oleosidade na pele — eu inclusive. Eu sei o quão desagradável pode ser. Também sei que muitas pessoas nem imaginam que essa oleosidade tem como um dos principais responsáveis a má ou incorreta alimentação.

Sabe aquela famosa frase: “você é o que você come”? Pois é, aqui ela é extremamente pertinente. Cerca de 70% da população brasileira com idade até 24 anos sofre desse mal, sendo a maior parte os homens. É um saco, principalmente para nós mulheres, porque sentimos que nosso rosto está “sujo” o tempo inteiro.

Mas tenho uma boa notícia! É possível diminuir essa oleosidade mudando a alimentação! Oba!

Alimentos gordurosos como leite integral e derivados, chocolates ao leite, frituras, doces e sorvetes, manteigas, carnes gordurosas, ou excesso de sal e açúcar tendem a aumentar consideravelmente a oleosidade da nossa pele e favorecer o aparecimento de espinhas. No entanto, ingerir 2L de água todos os dias e apostar em uma alimentação saudável ajuda a não agravar o problema.

A vitamina A, encontrada em alimentos como cenoura, manga, mamão, pimentão, etc., ajuda a reparar a pele e ajuda a regular a produção de secreções das glândulas sebáceas.

As fibras auxiliam na desintoxicação do organismo, ajudando a diminuir a sebosidade também. Alimentos integrais, aveia, granola, farelo de trigo, lentilha, etc., são excelentes fontes a serem incluídas na dieta.

A vitamina C possui ação antioxidante, combatendo o envelhecimento e possui também ação anti-inflamatória. Assim, há uma maior regeneração de tecidos e auxilia na prevenção e cicatrização de cravos e acnes. A vitamina E também entra nessa categoria. Alimentos onde você pode encontrar essas duas vitaminas são amêndoas, azeite extravirgem, castanhas do pará, laranja, abacaxi, limão, acerola, tomate, pimentão, etc.

Vitaminas do complexo B, principalmente a B6, o zinco e o manganês, também têm ação cicatrizante e anti-inflamatória, ajudando também. Essas vitaminas e minerais são encontrados em frutos do mar, cereais integrais, nozes, leite (desnatado, de preferência).

A oleosidade da pele tem como grande vilão, também, o estresse. Portanto chás como os de camomila, alecrim, erva-cidreira, erva-doce, etc., além de nos acalmar, também ajudam a tonificar e desinflamar a pele de dentro pra fora.

Essa é uma dica bem básica. Há diversos outros fatores que afetam nossa pele no dia-a-dia e que podem provocar a oleosidade. Poluição, pele seca (sim, peles secas podem ser oleosas!), estresse, calor, higienização inadequada, dentre outros fatores, também afetam. Se seu problema tiver bastante incômodo, procure um dermatologista! Mas vá por mim, desintoxicar de dentro pra fora é uma ótima forma de ajudar!


assana

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