Alimentação

Tipos de Whey Protein

fevereiro 25, 2015

Nós explicamos no post passado o que é o Whey Protein, e quais suas utilidades. Como dissemos já, o whey é uma proteína que é retirada do soro do leite (considerado melhor fonte de proteínas), de alto valor biológico e a mais rica fonte de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). O whey serve para aumentar a massa magra corporal, auxiliar na recuperação muscular, e até aumentar a taxa metabólica.

Existem três tipos de Whey Protein no mercado. O concentrado, o isolado, e o hidrolisado.

Vamos às diferenciações então:

Whey Protein Concentrado: Dependendo do produto, pode fornecer de 29 a 89% de proteína. Quanto menor o nível de proteína concentrada, maiores são os níveis de gordura e lactose. É mais utilizado como aditivo alimentar, devido seu baixo custo e processo de fabricação. Não é indicado para intolerantes à lactose. É a forma mais barata de Whey, rica em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, que permitem a liberação de componentes bioativos responsáveis pela aceleração do anabolismo e recuperação muscular.

Whey Protein Isolado: É a forma de Whey mais pura, contendo cerca de 90% ou mais de proteína em sua composição. Além disso, a maioria das Wheys Isoladas são isentas de gordura e com menos de 1% de lactose, sendo o mais indicado para os portadores de intolerância à lactose. Possui todas as vitaminas e mineras do leite, além de todos aminoácidos essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais. Sua digestão é considerada ótima, e esse é o whey mais recomendado para quem busca ganho de massa magra.

Whey Protein Hidrolisado: Este tipo de Whey possui as cadeias de proteínas quebradas em menores segmentos, os peptídeos, tornando-o mais fácil e rápido de ser digerido. É um tipo de proteína que tem menores possibilidades de causar reações alérgicas. Pode conter traços de gordura, carboidratos, gordura e mineiras. Necessita de muitos litros de leite para ser confeccionado, portanto tem um custo maior.

No post seguinte eu vou falar sobre a lista da ANVISA que indica quais são os Whey Proteins que são fiéis aos seus rótulos e os que não são, e aqueles que foram proibidos de serem comercializados no Brasil.


assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply