Musculação, Treino

Musculação na 3ª idade

Fevereiro 4, 2015

Quando se fala em musculação, o mais comum é que essa atividade seja atribuída aos mais jovens. Pesquisas recentes, no entanto, demonstram que os mais velhos também estão buscando novas atividades na terceira idade, e que o número de idosos praticando musculação aumenta a cada dia.

Os benefícios da musculação na terceira idade são:

1) Fortalecimento dos músculos;
2) Fortalecimento das articulações;
3) Estabilização dos músculos e articulações;
4) Prevenção e desequilíbrio muscular e físico;
5) Redução de riscos cardíacos, riscos de quedas e incapacitações físicas;
6) Melhoria da postura corporal, etc.

Com estas especificidades observadas, pode-se afirmar que a musculação é uma atividade segura e sem impacto, fortalecendo os músculos e obtendo articulações fortes e mais estáveis, assim evitando lesões e prevenindo possíveis desequilíbrios musculares e corporais.

Se sabe que depois de uma certa idade, alguns autores dizem depois dos 35 anos, o organismo começa e ser “degradado”; os indivíduos começam a ter perda muscular.

As fibras musculares vão sendo degradadas pelo organismo, então o mais recomendado para se retardar esta degradação é manter um musculatura capaz de sustentar, estabilizar e realizar as tarefas diárias. A musculação hipertrófica, respeitando as capacidades de cada indivíduo, forma novas fibras musculares e equilibra as forças.

Com a progressão da idade, a estatura das pessoas diminui, os desvios de coluna se tornam mais comuns, a coordenação motora se perde um pouco, há maior acúmulo de gordura e uma perda maior de massa muscular. Sabendo isso, quando é a melhor época para se iniciar essas atividades? Pois bem, o quanto antes! Mas se já está com uma idade mais avançada, saiba que pode iniciar essas atividades quando bem entender! Basta ter um acompanhamento médico e de um profissional da área de educação física. Nunca inicie as atividades sem acompanhamento profissional! Uma boa avaliação física irá lhe orientar a respeito de suas limitações e capacidades.

Não deixe de realizar atividades físicas, independente de sua idade! Você verá que conseguirá realizar atividades que já não conseguia mais!


Referências Bibliográficas:
BENEDETTI, Rosana, Aluísio. Musculação na Tereceira Idade. Revista da EDUCAÇÃO FÍSICA/UEM 7(1):35-40,1996.


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