Alimentação

Alimentos “Light” x “Diet”

Fevereiro 2, 2015

O erro mais comum de quem está começando a jornada fitness e a reeducação alimentar é confundir alimentos diet com os light. Normalmente são agrupados todos juntos, facilitando essa confusão toda. Qual a diferença entre eles?

DIET

Os alimentos diet são aqueles formulados para não terem nadinha de um determinado ingrediente em sua composição. Normalmente esses alimentos são formulados para quem tem diabetes, mas podem servir também para aqueles que têm alguma outra patologia como obesidade, intolerância ao glúten, etc.  Eles podem estar isentos de carboidratos, proteína, gordura ou até mesmo sódio.

Muitas pessoas acreditam que alimentos diet possuem menos calorias, e isso não é verdade (na maioria dos casos). O alimento pode até ter um teor de carboidrato e açúcares menor (para diabéticos, por exemplo), mas pode possuir um índice de gordura muito maior para compensar no sabor. Um exemplo disso são os chocolates diet! Dito isso, esses alimentos não são indicados para quem quer perder peso.

Além do termo diet, você pode ver em embalagens os seguintes termos: “não contém”, “livre”, “zero”, “sem”, “isento de”, “free”, etc.

LIGHT

Os alimentos lights são mais indicados para quem busca perder peso. Normalmente há uma redução de pelo menos 25% de qualquer um de seus nutrientes ou valor energético quando comparado com alimentos similares.


assana

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