Alimentação

O “chocolate” aliado da sua dieta!

Janeiro 30, 2015

Desde que eu me conheço por gente eu tenho amigas que fazem promessas de deixar de comer chocolate durante um tempo. Diversas vezes eu via minhas amigas sofrendo, morrendo de vontade de comer só um pedacinho e sem poder. Sem contar os meus conhecidos intolerantes que não podem comer chocolate nem por decreto. Um dia, no entanto, vi uma amiga comendo uma barrinha de chocolate, mesmo tendo prometido ficar sem comer e fui indagar. Para a minha surpresa, aquilo ali não era chocolate! Mas como? Aquilo ali era uma tal de “alfarroba”. Alfa o que?! Vou explicar.

A alfarroba é o fruto da árvore alfarrobeira. Ela possui várias funções, servindo como espessante, estabilizante, emulsionante, além de ter várias utilidades na indústria alimentar, farmacêutica e cosmética. No quesito da indústria alimentar (já que é isso que nós queremos saber), a alfarroba possui um valor nutritivo imenso. Ela contém a vitamina B1 (ajuda no funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração), vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos do nosso corpo), magnésio e ferro. Também auxilia no correto balanceamento de potássio e sódio. A alfarroba não possui glúten, e há investigações que indicam que a alfarroba poderá ser útil no combate aos radicais livres e doenças degenerativas. Ah, e ela também contém um alto teor de fibras.

Em comparação ao cacau, a alfarroba possui menos gordura e menos calorias. A alfarroba é doce, diferente do cacau puro, por possuir sacarose, glucose, frutose e manose em sua composição.

Eu costumo comer alfarroba já na barrinha e na forma parecendo chocolate. Eu sempre vou à procura dela em lojinhas naturais para saciar minhas vontades de doce, principalmente na época da TPM. Nunca provei dela na forma de farinha, mas irei procurar! A farinha de alfarroba é ótima para substituir o cacau e o chocolate em pó das receitas. Se você encontrar alfarroba por aí, eu super indico! Pode confiar, é gostoso e iguaaalzinho chocolate mesmo!


assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply