Alimentação

Os benefícios da TAPIOCA

Janeiro 16, 2015

Quem nos segue há mais tempo já deve ter percebido que um dos nossos alimentos preferidos é a tal da “tapioca“. Típica do norte e nordeste do Brasil, a tapioca nada mais é que fécula de mandioca/macaxeira/aipim umedecida. A tapioca em si possui um “baixo” valor nutricional. Em tese, ela é carboidrato puro. Se ela é carboidrato puro, como ela pode ser boa para a dieta?

Primeiramente, a tapioca é a melhor substituição para o pão que existe. O pão e os biscoitos são preparados com diversos componentes, enquanto a goma de tapioca é um componente só. Geralmente pão e biscoitos possuem muito glúten, sódio, farinhas refinadas e gorduras. A tapioca, por sua vez, não possui nada disso.

Outra vantagem da tapioca é que ela contém aproximadamente 70 calorias em duas colheres de sopa da goma. No geral, duas colheres de sopa são suficientes para preparar uma tapioca de bom tamanho.

Além disso, a tapioca, por não possuir sabor ou cheiro, é extremamente versátil. Você pode rechear sua tapioca tanto com algo doce quanto algo salgado. No entanto, tome cuidado com os recheios! Enquanto a massa em si não é tão calórica, é importante cuidar para que o recheio utilizado não seja calórico!

O ideal é que se utilize a tapioca como substituição ao pão, e é ideal que se consuma a tapioca como se fosse uma refeição. Como pré-treino, a tapioca é excelente! Para otimizar o consumo dela, aproveite para acrescentar à massa fibras, diminuindo, assim, o índice glicêmico. O mais comum é que se misture chia à massa.

Para prepara-la, é muito fácil. Nós geralmente compramos a goma já umedecida. Assim, basta pegar uma frigideira pequena, forrar ela uniformemente com a goma (o suficiente apenas para cobrir o fundo, não precisa colocar muito!), e esperar que ela dê liga. Quando ela “grudar”, basta rechear sua tapioca com o que preferir, e fecha-la. Voilà, sua tapioca está pronta! Geralmente demora em torno de 3-4 minutinhos!

Dito isso, sugerimos alguns recheios bem lights para rechear sua tapioca!

1) Peito de peru + queijo cottage + ervas (manjericão, orégano, etc.)
2) Frango desfiado + creme de ricota + funghi + tomates
3) Geleia de frutas natural
4) Ovos mexidos + tomates + cebola + ervas finas

Se quiser adicionar um pouco de valor nutricional à sua tapioca, não deixe de conferir nossa receita de CREPIOCA!

Espero que gostem tanto quanto nós gostamos!


assana

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