Estilo de Vida, Treino

Dicas para deixar o sedentarismo de lado

janeiro 12, 2015

Em pesquisa realizada na Universidade de Pelotas, foi constatado que o nível de sedentarismo no Brasil é alarmante. Mais de 40% dos homens e 50% das mulheres no brasil não fazem atividades físicas suficientes. Segundo Pedro Hallal, esses números se devem a três principais fatores: a falta de um programa melhor de educação física em escolas brasileiras, a falta de acesso a áreas de lazer, e a falta de segurança em cidades e nessas áreas.

Além desses fatores, falta um principal: motivação. Aliado a uma alimentação balanceada, as atividades físicas são essenciais para se ter uma vida saudável. Os ideais que são buscados em academias diariamente são possíveis de serem alcançados, basta ter paciência e aceitar que o corpo precisa de um tempo de adaptação para se condicionar. Dietas radicais e exercícios sem acompanhamento trarão mais malefícios que benefícios.

Então, nós trouxemos pra você, amigo sedentário, algumas dicas para você iniciar suas atividades físicas.

Estimule-se:

Geralmente as pessoas encontram motivação no dia-a-dia vendo resultados tanto pessoais quanto dos amigos. Ver que aquele amigo que sempre foi barrigudo e sedentário hoje está com o corpo em forma serve como estímulo para você se inspirar. No entanto, há outras formas de se motivar.

No instagram há vários perfis (como o nosso! Segue lá: www.instagram.com/forcafocofitness) que compartilham pequenas conquistas e espalham por aí um estilo de vida saudável e que compartilham mensagens de incentivo. No próximo post iremos trazer os principais perfis e alguns outros que seguimos e que gostamos muito!

Perceber pequenas conquistas pessoais também servem como motivação. Até mesmo pequenos resultados como ter mais pique no dia a dia ou então conseguir subir escadas sem perder o fôlego são ótimos estímulos para continuar. Se desafiar diariamente é uma ótima forma de conseguir manter o foco.

Companheiros de treino são uma ótima forma de incentivo. Claro, é importante que essa pessoa seja disciplinada e que não vá à academia com você apenas para bater papo. Essa pessoa servirá para te tirar do sofá em dias que você tiver morrendo de preguiça, e vice-versa!

Estabeleça metas atingíveis:

Independente do seu objetivo, comece pequeno. Querer fazer uma semana de academia e virar o maior fisiculturista do mundo não é nada realista. Assim como fazer um mês de musculação e querer virar uma panicat não é. Experimente estabelecer metas intermediárias. Por exemplo: se sua meta final é emagrecer 10kg, estabeleça uma meta de 0,5kg por semana. Assim, seu progresso será constante e no final o resultado virá. Estabeleça novas metas sempre e vá batendo elas – você vai adorar ver seu progresso!

Faça a primeira avaliação física:

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade, é importante que seja realizada uma avaliação física por um profissional competente. A avaliação física servirá como um check-up para você ver como anda sua musculatura. Pessoas que estão paradas há muito tempo precisam verificar qual o nível de condicionamento físico, se há alguma lesão ou impedimento de realizar determinadas atividades, etc. Assim, o profissional de educação física que for montar seu treino terá uma base para poder adequar tudo direitinho de acordo com suas necessidades e limitações.

Realize um acompanhamento regular para ver sua evolução! O indicado é realizar uma nova avaliação física a cada três meses. Assim, você verá os seus resultados em números. Um super estímulo para você que está desestimulado com atividades físicas.

Mude sua alimentação:

Geralmente, pessoas sedentárias não se preocupam com a alimentação. Mas já que você está enfiando a cara em novas atividades físicas, se reeduque! Procure um nutricionista para poder passar um cardápio novo e personalizado para você. Assim, você verá resultados MUITO mais rápido, e não perderá a motivação. Não é preciso cortar todos os alimentos que você gosta, mas o ideal é que você diminua a quantidade e frequência com que os consome. Adote uma dieta que você consegue seguir e insista nos treinos. Rapidinho os resultados virão!

No início, é complicado manter o foco mesmo. Mas geralmente é questão de hábito. Assim que os resultados começarem a surgir, você vai ter muito mais estímulo para continuar. Não se esqueça: os resultados nunca serão imediatos, mas um dia aparecerão! Foco sempre!


Referências:
HALLAL, PEDRO, Global physical activity levels: surveillance progress, pitfalls, and prospects, The Lancet, 2012


assana

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