Alimentação, Estilo de Vida

Dicas para se “reeducar” no ano novo!

Janeiro 9, 2015

Todo início de ano traz consigo muitos planos, muitas expectativas e muuuitas promessas. O início de 2015 não poderia ser diferente. Geralmente essas promessas estão relacionadas à perda de peso, iniciar atividades físicas, ou melhorar a alimentação. Algumas mudanças são radicais e difíceis de serem sustentadas durante muito tempo, o que ocorre com muitas dietas da moda. Então aqui vão algumas recomendações para facilitar as promessas nesse novo ano.

Aumentar a ingestão de líquidos

A água é um nutriente essencial para o bom funcionamento do corpo humano, e todos nós sabemos disso. O volume de líquido indicado a ser consumido por dia é em torno de 2 litros de água pura, no mínimo. Em locais de temperatura elevada, esse consumo se torna mais importante ainda devido à perda hídrica causada por reações do corpo, como a sudorese. O que ocorre, comumente, é substituir a ingestão de água por outras bebidas como refrigerantes e sucos industrializados, que normalmente possuem uma quantidade enorme de açúcar e calorias. O ideal, portanto, é evitar o consumo de bebidas industrializadas e priorizar o consumo da água. Sucos naturais também são interessantes, mas a água é essencial!

Não passar longos períodos em jejum

Quem procura emagrecer provavelmente já ouviu que o ideal é comer de três em três horas. Manter uma rotina com horários definidos para se alimentar pode até não te deixar com o corpo tão sonhado, mas vai ser essencial para te auxiliar na reeducação alimentar. Uma rotina alimentar fará com que seu metabolismo se “reeduque” para não acumular energia atoa. Ficar longos períodos em jejum faz com que nosso organismo se prepare para estocar mais calorias quando elas forem ingeridas finalmente.

Reduzir o consumo de alimentos industrializados

Nossas rotinas corridas no dia-a-dia geralmente fazem com que não temos tempo para cozinhar e preparar os alimentos que pretendemos comer. Assim, acabamos por recorrer àqueles alimentos que já estão prontinhos para serem consumidos. Basta abrir um pacotinho ou quebrar o lacre que estamos prontos para fazer uma “refeição”. No entanto, esses produtos geralmente possuem baixo valor nutritivo e alto valor de gorduras, sódio, sacarose e conservantes. Tudo isso dificultará a sua busca pelo corpo ideal, além de possivelmente fazer mal à saúde. Prefira algo natural, mesmo que seja necessária uma dedicação maior no preparo. Separe um dia na semana para organizar suas marmitinhas e porções para a semana inteira. Garanto que vale a pena!

Não seguir dietas da moda

Em toda época do ano, revistas e sites na internet garantem saber o segredo para você emagrecer muito e em pouco tempo. Surgem diversas opções de dietas para deixar o corpo bonito, mas pode saber que a maioria dessas dietas não são nada saudáveis. Essas dietas geralmente privam o corpo de nutrientes essenciais, podendo levar o corpo até uma leve desnutrição. O ideal é perder peso com qualidade, e não com rapidez. O segredo é saber comer tudo com moderação, e adotar a prática regular de atividades físicas. Dietas radicais podem até desacelerar seu metabolismo! Prefira consultar um nutricionista para realizar uma reeducação alimentar, algo saudável e que te acompanhará a vida toda!

Aprenda a cozinhar e preparar seus alimentos

Na mesma linha de evitar alimentos industrializados e prontos e não seguir dietas da moda, aprenda a cozinhar sua própria refeição. Quando preparamos nossas refeições em casa, sabemos de onde vêm os alimentos e se estão frescos e livres de conservantes. Receitas saudáveis são fáceis de encontrar na internet, e algumas receitas são extremamente fáceis de preparar! Evite ir ao supermercado quando estiver com fome para fugir das tentações! E quando for cozinhar, evite utilizar muitos alimentos industrializados no preparo. Evite ao máximo, também, temperos prontos. Já informamos aqui no blog, esses temperos são extremamente prejudiciais à saúde!

Essas dicas são bem básicas, mas espero que elas sirvam como um auxílio para você conseguir cumprir suas metas nesse ano que se inicia. Pequenas mudanças na rotina podem ajudar muito!


assana


You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply