Alimentação

Acelere seu metabolismo!

Janeiro 7, 2015

Todos sabem que dietas geralmente se constituem em comer alimentos que “não engordam”, ou seja, ingerir poucas calorias ou calorias de qualidade boa. Melhor que consumir alimentos que não engordam é comer aqueles que aceleram a perda de peso. Mas isso é mesmo possível? SIM! Estamos falando dos alimentos TERMOGÊNICOS.

Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, inclusive o processo digestivo. É possível utilizar esse processo a seu favor para emagrecer. Alimentos termogênicos são aqueles que aumentam o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Quanto mais difícil a digestão do alimento, maior o seu poder de termogenia. Alguns alimentos possuem substâncias que têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, assim acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Esse processo, regulado pelo sistema nervoso, se chama termogênese.

Conheça, então, os alimentos com bastante poder termogênico:

PIMENTA VERMELHA

Esse tipo de pimenta possui a substância capsaicina que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Se inserida, ela pode aumentar a atividade metabólica em até 20%, desde que consumida até 3 gramas por dia.

CHÁ VERDE

O chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estímulo metabólico. É aconselhado que sejam consumidas em torno de 5 xícaras de chá verde por dia. O chá possui um alto índice de cafeína, e, portanto, não é recomendado o consumo na parte da tarde ou noite para quem tem insônia.

CANELA

A canela é capaz de aumentar o metabolismo basal e possui teor alto de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Uma colher de chá rasa já é suficiente para contribuir para o emagrecimento.

GENGIBRE

Muitas pessoas não gostam muito do gengibre, mas saibam que essa raiz aumenta o gasto calórico em mais de 10%. Ele pode ser consumido cru, no tempero de carnes, ou misturado com outras ervas. A quantidade indicada é em torno de duas fatias pequenas por dia.

CHÁ DE HIBISCO

O chá de hibisco aumenta a temperatura corporal durante a digestão, assim aumentando o metabolismo. O aconselhado é um litro por dia. O chá de hibisco é ótimo para acabar com a retenção de líquidos (e o inchaço proveniente disso), também.

ÁGUA GELADA

Água gelada pode te ajudar a emagrecer, sim! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a adequada pelo corpo. O efeito é bem leve, no entanto. A ingestão de 8 copos de água gelada por dia pode aumentar o gasto calórico em até 200kcal.

Não existem milagres quando o assunto é perder peso. Só ingerir alimentos termogênicos não trará resultados significativos. Se aliados a treinos e reeducação alimentar, os resultados são intensificados. Não se esqueça que avaliação nutricional é essencial e te ajudará a chegar nos objetivos almejados!!


FONTE:

CARDOSO, J. et al. Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, Dietoterapia e Patologia Nutricional I. Rio de Janeiro, junho de 2010.


assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply