Musculação, Treino

Mitos e verdades sobre a definição abdominal

janeiro 5, 2015

A parte do corpo com a qual a maior parte das pessoas está insatisfeita é a região abdominal. Conquistar a barriguinha de tanquinho não é fácil, não. A hipertrofia muscular envolve diversos fatores, como genética, alimentação, estilo de vida e estímulos através de exercícios. Os músculos do abdômen são como qualquer outro músculo do corpo, com uma diferença: diferente do bíceps ou tríceps, o abdômen não se apoia em uma estrutura óssea para seu descanso. Apesar disso, as leis básicas da fisiologia se aplicam da mesma forma. Assim, você deverá treina-los como qualquer outro músculo – corretamente.

MITO
Fazer abdominais queima gordura localizada

Esse mito é o mais comum. Muitas pessoas acreditam que fazer abdominais irá definir o abdômen e fazer perder a gordura dessa região. Esse é o maior erro. Não há como obter definição de músculo algum sem uma alimentação balanceada. Se o percentual de gordura estiver “alto”, não há como definir. A camada de gordura por cima do seu abdômen vai continuar a não ser que você a elimine.

VERDADE
Dieta balanceada ajuda a definir a barriga

A alimentação é responsável por 80% dos resultados obtidos na academia. Sem uma dieta equilibrada, a hipertrofia é dificultada e a diminuição do percentual de gordura também. A ingestão de bastante água e chás ajuda na eliminação de toxinas e da retenção de líquidos, auxiliando na obtenção do resultado almejado.

MITO
Você deve treina-los diariamente

Todos os músculos precisam de descanso, inclusive seu abdômen. O ideal é que haja pelo menos um dia de descanso. Experimente treina-los três vezes por semana. É possível treinar todos os dias o abdômen. O ideal nesse caso é tentar alternar exercícios para trabalhar diferentes músculos.

MITO
Você deve fazer muitas repetições

Como dito anteriormente, os músculos abdominais são como quaisquer outros. Devido a isso, para torna-los mais fortes, é necessário uma carga progressiva, sempre. Para fortalecer o abdômen, o ideal é aumentar sempre a carga. O número de repetições não influencia tanto.

VERDADE
Fortalecer o abdômen previne dores nas costas

Com o fortalecimento da musculatura abdominal, há uma distribuição da carga sobre a região lombar. Assim, a coluna vertebral consegue manter sua curvatura natural.

O fortalecimento abdominal é essencial pois assim a carga dos exercícios realizados durante o treino será melhor distribuída pelo corpo, principalmente naqueles exercícios realizados longe do centro do corpo. Sempre busque orientação de profissionais. Qualquer dúvida, deixe-a nos comentários ou procure um profissional na academia mais próxima!


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