Musculação, Treino

Agachamento: noventa graus ou amplitude máxima?

dezembro 23, 2014

A maioria das pessoas que entra na academia tem um objetivo em mente. Seja ele emagrecer, ganhar massa, definir, etc. Essas pessoas também tendem a pesquisar sobre exercícios e alimentação. O mais comumente pedido pelas mulheres, então, é o tal do agachamento.

Há duas vertentes de pensamento sobre a correta execução: o agachamento até noventa graus, e com a amplitude máxima, ou seja, descendo até o glúteo se aproximar dos calcanhares. Qual a melhor maneira de se executar o agachamento?

O primeiro ponto a ser observado por praticantes de musculação são suas restrições articulares e musculares. Deve ser observado a execução de todos os exercícios na pratica da musculação — se o praticante da atividade tiver qualquer restrição, deve se respeitar o limite indicado pelo educador físico. Claro, os limites de amplitude executadas e os picos de contração deverão seguir o “padrão” estabelecido pelo professor. Para isso, é importante fazer uma boa avaliação física e anamnese para identificar e estabelecer os limites articulares para casos específicos.

Depois de realizar as avaliações e constatar que não se tem nenhuma limitação articular ou muscular, passa-se para a realização do treino.

O agachamento entra com um papel muito importante no treino, então como executá-lo? O ato de agachar e levantar nada mais é que um movimento normal e natural do organismo. Devidamente respeitando a força muscular do atleta e sua intensidade e periodicidade de treinamento, o melhor aproveitamento do exercício é fazer o agachamento conhecido nas academias como “profundo”, onde se utilizará toda a capacidade muscular para a extensão e contração dos grupos musculares trabalhados, sendo eles: o quadríceps, ísquios tibias e também os glúteos para a execução do exercício.

Vários estudos demonstram esta execução como a mais “proveitosa” para buscar a hipertrofia e o trabalho “total” dos grupos musculares trabalhados.

Então, preparados para executar os exercícios de agachamento?
Fica a dica!!!


assinaturanosdois copy


Referências Bibliográficas:
Quanto maior é a amplitude, mais profundo seja a execução do agachamento, menor será a tensão do ligamento cruzado anterior (LCA)
Beynnon e Fleming; Zheng et al., 1998; Li et al., 1990

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply quest bars maio 12, 2015 at 9:21 am

    Appreciating the commitment you put into your site
    and in depth information you present. It’s nice to come across a blog every once in a while
    that isn’t the same old rehashed information. Excellent
    read! I’ve saved your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

    • Reply forcafocofitness maio 12, 2015 at 2:17 pm

      Thanks!

    Leave a Reply