Alimentação

Por que BATATA DOCE?

dezembro 17, 2014

Comumente vemos dietas com pouco ou zero carboidratos sendo vendidas como sendo as dietas ideais para emagrecer de forma rápida. Acontece que os carboidratos são essenciais para dar energia e realizar outras funções básicas do corpo, e, portanto, não devem ser eliminadas por completo da dieta. Aí é que entram os carboidratos “do bem”. Dentre eles está a batata doce. Todo “maromba” que se diz “maromba” consome a tal da batata doce, geralmente acompanhada de frango ou outra carne magra.

Por que a batata doce? A batata doce é um tubérculo que possui baixo índice glicêmico, ou seja, a energia contida nela é liberada gradualmente no organismo, aumentando a sensação de saciedade e aumentando a eficiência do treino. A batata doce também possui maior teor de vitamina A, C, fósforo e potássio, gerando maior energia para o metabolismo.

O preparo ideal da batata doce é assada ou cozida, e nunca frita! É possível fazer, também, assada no micro-ondas para ficar similar à batata chips. Veja só a comparação dos valores nutricionais a depender do modo de preparo da batata:

Batata doce cozida Batata doce assada Batata doce frita
Energia 125,1 calorias 143,4 calorias 368 calorias
Proteínas 1,8 g 1,13 g 2,7 g
Gorduras 0,70 g 0,12 g 14,60 g
Carboidratos 27,90 g 34,47 g 60,10 g
Cálcio 30 mg 28 mg 45 mg
Ferro 0,7 mg 1,38 mg 1,6 mg

Como dá pra perceber, a melhor forma de consumir a batata doce em si é cozida ou assada, para diminuir a quantidade de calorias totais e de gorduras. Em breve postaremos algumas receitas para você variar o preparo da batata!

Bom apetite!


assana

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