Alimentação

Consumo excessivo de sódio

dezembro 12, 2014

Eu e o João Paulo costumamos evitar ao máximo o consumo de sal na comida. As pessoas sempre nos questionam: “como vocês conseguem comer as coisas sem tempero assim?”. A resposta é: acostumamos nossos paladares assim — comidas contendo excesso de sal chegam a nos fazer mal hoje em dia, porque nossos organismos já estão acostumados a consumir o mínimo possível. Isso não significa que nossa comida é sem tempero. Pelo contrário, aprendemos a usar temperos naturais como ervas finas, por exemplo. Mas por que optamos por isso?

O sal nada mais é que cloreto de sódio (NaCl). O sódio presente em diversos alimentos (principalmente o sal de cozinha) é essencial para o bom funcionamento do corpo, mas quando consumido em excesso, provoca danos bastante graves.

O sódio participa de diversas funções básicas de nossos corpos, como o equilíbrio ácido-base, contração muscular, ritmo cardíaco, equilíbrio de água no organismo, impulsos nervosos, etc. Portanto, é essencial para a saúde física. No entanto, o consumo excessivo desse mineral pode provocar a retenção de líquidos e o aumento da pressão sanguínea, podendo provocar a hipertensão arterial.

Quando restringimos (ou diminuímos) o consumo de sódio diário, há uma redução da excreção de cálcio pela urina e uma diminuição da pressão arterial. Assim, diminui a possibilidade de desenvolver hipertensão e osteoporose. A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda a ingestão de 2000 mg por dia, ou seja, 1 colher de chá. Essa recomendação pode se restringir, em casos de hipertensos, em até 35 mg por dia. Dados do IBGE mostram que atualmente 35% da população brasileira acima de 40 anos possui hipertensão.

Assim, o ideal é que se utilize temperos naturais secos e frescos como orégano, alecrim, manjericão, hortelã, cebolinha, cebola, tomate, etc., porque assim a utilização do sal se torna desnecessário. Cuidado com temperos prontos! Esses são os maiores vilões. Um sachê de tempero pronto em cubo ou em pó pode conter a quantidade de sódio que uma pessoa saudável pode consumir durante TODO O DIA. Ou seja, contém em torno de 2000 mg de sódio!!!

Vários alimentos que consumimos ao longo do dia contêm sódio, portanto não é necessário que seja acrescentado muito sal no preparo de refeições. Tudo é questão de hábito. Quando optamos por viver uma vida mais saudável, um dos maiores fatores são os alimentos que ingerimos!


assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply