Alimentação

Dieta Paleolítica – “Paleo”

dezembro 3, 2014

Uma das modinhas mais recentes no mundo fitness é a tal “Dieta Paleolítica”, ou “Paleo”. Essa dieta é basicamente o que o nome sugere: os que se alimentam dela podem comer apenas alimentos que existiam na época “paleolítica”, ou seja, na pré-história. Nessa época, os seres humanos se alimentavam de carnes, frutas, raízes e vegetais. Não existiam alimentos processados e nem industrializados. A dieta é considerada “low carb, high fat”, ou seja, baixo carboidrato, alta gordura.

A dieta restringe o consumo até de grãos processados, ou seja, macarrão e cereais estão fora da lista! A preferência é por alimentos orgânicos, principalmente carnes que não são provenientes de animais que ingeriram muitos hormônios e legumes e frutas com a menor quantidade de agrotóxicos possíveis. Hoje em dia a maioria das pessoas consome uma dieta rica em carboidratos refinados, como açucares, gorduras trans, etc. Com a diminuição da ingestão de alimentos processados e industrializados, é possível evitar, inclusive, o consumo do tão “temido” glúten. O corpo da pessoa que segue a dieta paleo passa a utilizar a gordura como fonte de energia ao invés dos carboidratos, assim como nossos ancestrais faziam.

São liberados na dieta: carne, frango, peixe, frutas, legumes, oleaginosas, ovos, tubérculos (como batata doce, inhame, mandioca), e verduras no geral.

São proibidos na dieta: açúcar, cereais (como aveia, trigo, milho, etc.), grãos, leguminosas, produtos industrializados no geral, e leite e derivados.

Há várias vertentes da dieta, como a “Strict Paleo”, que seria “dieta estritamente Paleo” (em que as pessoas utilizam até a gordura da própria carne para fritá-la, por exemplo), e aquelas variações. Em minha opinião, cada organismo reage de forma diferente, então a lista de alimentos que  se pode ou não consumir pode servir como uma receita de bolo para você, mas não servir para a obtenção de resultados para mim. O ideal, também, é adapta-la à sua realidade.

Em um próximo post eu vou explicar os prós e os contras da Dieta Paleo.


assana

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply