Musculação, Treino

Quer ficar “forte”? Dicas para ganhar mais músculos

novembro 26, 2014

A hipertrofia nada mais é que o aumento da massa muscular. Este aumento de massa muscular acontece quando os músculos sofrem algum estímulo, assim aumentando o seu volume visível. É bom ressaltar que todo e qualquer trabalho na academia gera hipertrofia.

Qualquer trabalho resistido (por exemplo, o famoso “puxar ferro”), aumenta a porção transversa do músculo, causando assim a hipertrofia. O que normalmente ocorre é que as pessoas associam muita carga e determinados números de repetições à hipertrofia, e isso não é necessariamente a verdade.

Geralmente os resultados observados nos trabalhos de hipertrofia nem sempre são satisfatórios. Muitas pessoas esperam que da noite pro dia seus músculos irão crescer e definir e que nunca mais irão precisar pisar na academia novamente. Essa é a maior ilusão da musculação com foco na hipertrofia.

Estes resultados insatisfatórios podem ocorrer por diversos fatores, desde a  genética do indivíduo (fator muito importante para obtenção e visualização de resultados) à má alimentação.

Além das pré-disposições genéticas, devem ser levado em conta alguns fatores básicos para potencializar o trabalho de hipertrofia. Quais são?

Uma boa alimentação:

Sem se alimentar corretamente, você nunca atingirá o nível de hipertrofia que tanto sonha. Como você espera ganhar algo em seu corpo se não o alimenta corretamente? Seus músculos (e todo o resto do corpo) necessitam de certos nutrientes para poder realizar suas atividades, incluindo a metabolização destes para que ocorra a hipertrofia. Uma alimentação balanceada, que inclua carboidratos, proteínas (idealmente, a quantidade máxima que poderá ser absorvida pelo organismo), ácidos graxos exercitais e gorduras boas são o que seu corpo necessita antes de tudo. Ficar horas sem se alimentar a fim de perder peso é o maior erro que as pessoas cometem. Se ficar sem se alimentar, colega, seu corpo começará a catabolizar, ou seja, o efeito oposto daquele pretendido. Cada organismo tem seu próprio metabolismo. O ideal, nesse caso, é você buscar um profissional da área de nutrição para que este te oriente corretamente. Em alguns casos é necessária uma suplementação para auxiliar no consumo de quantidades corretas de cada tipo de alimento. Para saber se é necessário, consulte um profissional, também.

Treino focado nas resistências e forças:

Com acompanhamento de um bom profissional, seu treino deverá ser montado de acordo com seus objetivos específicos. Se os movimentos forem executados corretamente e com os pesos ideais, com tempo de descanso entre as séries e quantidade de repetições corretas, seu trabalho de hipertrofia será mais eficiente. A execução de exercícios com a maior amplitude de movimento possível é o ideal. Ah,e  não vá para a academia para bater papo, não. Não respeitar o tempo ideal de descanso entre séries ou se distrair demais comprometerá os resultados. Lembre-se, é importante que esse trabalho seja acompanhado por um profissional da área de Educação Física.

Uma boa noite de sono:

Seu corpo também precisa de um pouco de descanso! Uma boa noite de sono é essencial para que ocorra a hipertrofia. Claro, uma rotina de treinos aliada a uma dieta balanceada irá te proporcionar um ganho de massa ótimo. Mas o descanso é essencial, também. E o sono é a forma ideal de descanso, se não a única forma. Durante o sono é produzido o hormônio do crescimento, e há um aumento da síntese proteica. Sem o descanso correto, o seu treino na academia pode ter sido até em vão. Dormir de 8 a 10 horas é essencial, uma vez que cerca de 60 a 70% do hormônio do crescimento é liberado apenas durante o sono, e somente no estágio mais profundo. Portanto, é essencial que esse descanso seja mais uma prioridade na sua rotina.

Essas dicas são um ótimo começo pra você que tanto busca ficar forte e ganhar massa magra. O que você tá esperando? Corre lá pra academia!


Referências:
Broughton, Roger, Robert Olgivie(1992). Sleep, arousal and Performance. Birkhauser.


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