Aeróbico, Musculação, Treino

Pilates x Yoga: qual a diferença?

novembro 24, 2014

Semana passada nós fizemos um post explicando a diferença entre musculação e treinamento funcional (aqui). Além dessas duas atividades físicas que são facilmente confundíveis, há outras duas que é comum escutarmos as pessoas dizendo que são a mesma coisa: yoga e pilates. Então vamos lá, o que é pilates e o que é yoga?

Pilates é uma atividade que foi desenvolvida por Joseph Pilates, um alemão, que buscava fortalecer seu corpo que, desde a infância, era frágil. Durante a II Guerra Mundial, essa atividade passou a ser utilizada como método de reabilitação de soldados feridos. A partir da década de 80, esse método passou a ser visto com novos olhos, para pessoas que buscam melhorar a saúde e a estética.

Primeiramente, o pilates tem como objetivo a conscientização corporal. O pilates busca equilíbrio entre força e flexibilidade, fazendo com que o praticante aprenda a ter maior consciência corporal. Hoje o pilates utiliza acessórios para auxiliar na realização dos exercícios, tais como bolas suíças, aparelhos específicos, etc. O pilates é ótimo para quem procura melhorar dores musculares e articulares, uma vez que o pilates auxilia na estabilização muscular. O pilates trabalha cada grupo muscular separadamente, parecido com a musculação.

Já a yoga possui o seguinte lema: “mente e corpo integrados, na busca de uma harmonia e saúde mais fortalecidas”. Primeiramente, a yoga tem um sentido religioso para os indianos, que utilizam essa atividade física como um complemento para o bem estar físico e mental. É parte do estilo de vida deles. Os exercícios da yoga exigem bastante equilíbrio e consciência corporal, mas o principal objetivo é trabalhar com meditação e harmonia mental. Os movimentos da yoga ajudam você a se tornar mais consciente do corpo, postura, flexibilidade, etc. A yoga utiliza apenas do corpo para executar os movimentos, enquanto o pilates utiliza dos aparelhos e acessórios.

Resumindo: o pilates é um trabalho de fortalecimento corporal, tendo como objetivo a conscientização corporal. O yoga também tem esse objetivo de conscientização corporal, mas é mais ligado com o equilíbrio entre corpo e mente. Ambas as práticas auxiliam no fortalecimento corporal e na promoção do equilíbrio. Para quem busca o emagrecimento, ambas as práticas promovem um gasto calórico de 250 a 350 calorias em uma hora de aula.


assana

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