Aeróbico, Musculação, Treino

Limiar anaeróbico: seu aliado no emagrecimento

novembro 20, 2014

Ultimamente a busca pelo corpo perfeito tem se tornado muito mais comum. Essas pessoas geralmente buscam emagrecer, e comumente buscam uma academia para realizar a prática de atividades aeróbicas (principalmente as esteiras), acreditando que assim conseguirão atingir seus objetivos.

O que poucos sabem é que para priorizar a gordura como fonte de energia principal, devemos manter um tempo determinado na esteira ou bike e não podemos passar do nosso limiar anaeróbico. Aí começamos a complicar. O que exatamente vem a ser esse limiar anaeróbico?

Limiar anaeróbico nada mais é que a zona alvo (batimentos cardíacos, ex: 125 à 178) que mantém os batimentos cardíacos controlados, assim promovendo a eficácia na utilização da gordura como o fonte de energia principal.

O principal método para descobrir qual é o limiar anaeróbico é realizando um teste de esforço onde se calcula o VO2maximo (VO2max) e determinar quando, ou quantidade de batimentos, o corpo passa a utilizar as vias aeróbicas para utilização de gordura, assim gerando a energia necessária para a realização da atividade física. Depois de identificado essa zona de queima de gordura, as atividades de corrida e/ou bike (aeróbicos) poderão ser realizadas com a garantia que a queima será maior de gordura.

O mais importante para a perda de peso é sempre manter e respeitar a zona do limiar anaeróbico, assim utilizando a gordura como fonte de energia. O simples fato de não respeitar tal zona, ou seja, correr com batimentos além dos determinados pelos testes, fará com que o corpo utilize outras fontes para gerar essas energias, podendo, assim, degradar massa muscular e comprometer a perda de peso.

A dica que coloco para você é a seguinte: se não há como realizar esses testes e você também não possui um frequencímetro para identificar e controlar a sua zona de limiar anaeróbico, é importante observar como está sua respiração no momento da execução da atividade. Nunca, nunca, nunca devemos correr, pedalar ou fazer uma atividade aeróbica com a respiração ou batimentos muito elevados. Como podemos identificar isso? Podemos observar se a respiração está ofegante ou se você está com dificuldades para respirar após um determinado tempo na atividade. Se você estiver nesse quadro, provavelmente você está “estourando” seu limiar anaeróbico e assim não priorizando a gordura como fonte de energia, diminuindo assim a “queima” de gordura.

Segundo RANKIN (1997), o treinamento voltado para a perda de peso (emagrecimento) deve estabelecer uma sobrecarga na atividade e manter a atividade por no mínimo 40 minutos dentro da zona de limiar anaeróbico, assim a gordura estará sendo retirada dos adipócitos para o fornecimento da energia.

É recomendado cautela para os iniciantes das atividades físicas, mas agora que você sabe um pouco mais sobre como priorizara gordura como  fonte de energia, o que você está esperando? Vamos praticar?


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1 Comment

  • Reply Aeróbico antes ou depois da musculação? | FORÇA, FOCO, FITNESS fevereiro 6, 2015 at 12:25 pm

    […] aeróbico deverá ser de leve a moderado, respeitando o limiar anaeróbico (Leia o texto sobre isso AQUI). O ganho de massa muscular também acelera o metabolismo basal, e assim, provoca uma queima de […]

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