Musculação, Treino

Musculação x Treinamento Funcional: qual a diferença?

novembro 18, 2014

Para aqueles interessados em realizar atividades físicas, a gama de atividades é gigantesca. Algumas pessoas preferem atividades ao ar livre, outras não, algumas preferem realizar atividades em grupo, outras preferem realizar atividades a sós. É comum ouvir o nome de várias atividades, como musculação, treinamento funcional, pilates, yoga, crossfit, etc. Mas enfim, qual é a diferença entre elas?

Para começar, hoje a pergunta a ser respondida é: Qual a diferença entre musculação e treinamento funcional?

Quando vemos essas duas atividades sendo executadas, pode ser que dúvidas surjam. Pode ser que alguns movimentos sejam extremamente parecidos e confundem as pessoas que estão vendo de fora. Os resultados também são extremamente parecidos.

Então, para iniciar, ao fazer uma rápida consulta, é possível chegarmos às seguintes definições:

“A musculação é uma atividade física versátil, geralmente com a utilização de pesos nos treinos. É um instrumento para auxiliar na melhoria do condicionamento físico das pessoas, sejam atletas ou não. Os principais benefícios da musculação são: aumento da massa muscular, redução da gordura corporal, aumento da densidade óssea, elevação da taxa metabólica, melhora da circulação e diminuição da pressão arterial”.

“Treinamento funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência. Essa atividade se baseia nos movimentos naturais no ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Esse tipo de treino gera melhorias cardiovasculares, redução do percentual de gordura corporal, emagrecimento, e definição muscular.”.

Pelas definições encontradas, podemos facilmente identificar que as duas atividades proporcionam resultados similares. A diferença básica entre as duas atividades é o dinamismo, uma vez que o treinamento funcional pode ser realizado em basicamente qualquer ambiente, seja interno ou externo, e são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. O treinamento funcional trabalha o corpo como um todo. Já a musculação é geralmente realizada em ambientes fechados e atividades específicas, proporcionando um pouco menos de dinamismo.

A diferença principal entre as duas atividades, no entanto, é que com a musculação permite que sejam trabalhados grupos musculares isoladamente e com mais especificidade. Geralmente quem busca hipertrofia procura a musculação. Ressaltamos que qualquer atividade resistida provoca a hipertrofia, seja especificamente dentro de alguma academia ou não.

A combinação entre treino funcional e musculação para a maioria das pessoas é uma boa saída. O treinamento funcional para muitos é mais estimulante, mas todas as pessoas também precisam trabalhar algum músculo específico isolado e a musculação faz isso de forma mais eficiente e com menos risco, principalmente se for em máquinas guiadas.


assana

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Pilates x Yoga: qual a diferença? | FORÇA, FOCO, FITNESS novembro 24, 2014 at 10:09 am

    […] passada nós fizemos um post explicando a diferença entre musculação e treinamento funcional (aqui). Além dessas duas atividades físicas que são facilmente confundíveis, há outras duas que é […]

  • Leave a Reply